Sem categoria

Exercício Profissional: legislação, arquitetura e urbanismo

Na última quinta-feira (24/11), a Comissão de Exercício Profissional (CEP) do CAU/RS promoveu o Seminário “Legislação, Arquitetura e Urbanismo”. O encontro movimentou o auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre, ao debater sobre a legislação relacionada à arquitetura e ao urbanismo, tanto a vigente quanto a em tramitação.

img_5958

O arquiteto e urbanista Alberto Cabral, conselheiro e, na ocasião, representante do Presidente em Exercício do CAU/RS, Joaquim Haas, deu as boas-vindas aos palestrantes, autoridades e participantes, ao lado da Conselheira Federal do CAU/BR eleita pelo CAU/RS, Gislaine Saibro. O evento teve a presença do Deputado Estadual Vinícius Ribeiro, da Assessora Parlamentar do CAU/BR, Luciana Rubino, do Coordenador da Comissão Permanente de Legislação e Normas do CAU/SP, Marcelo Martins Barrachi, além do Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann.

Para Holzmann, uma discussão fundamental. “A legislação interfere, regra e permite a nossa atuação profissional. Entendo que se trata de um assunto no qual os arquitetos ainda estão muito longe. Ou seja: são outros técnicos e outras esferas políticas que estão fazendo as leis que regem a nossa atividade”, comentou. O presidente do IAB RS revelou ainda que os responsáveis por criarem as leis que regram a atividade o fazem sem a participação efetiva dos arquitetos. “Este seminário ajuda as entidades e as instituições de arquitetura a buscarem uma influência maior em esferas como legislativos e ambientes que estão produzindo, discutindo e alterando estas leis”, comentou.

img_5966

img_5939

A programação do seminário teve participação da Conselheira Federal Maria Eliana Jubé Ribeiro, da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, do arquiteto e urbanista Antônio Pereira Moura, da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável (CEPUAS) do CAU/MG, e da promotora de Justiça Débora Regina Menegat.

O evento reafirma a necessidade dos arquitetos protagonizarem em aplicações legislativas. “Acredito que os arquitetos devem se envolver cada vez mais com os projetos de lei. Precisamos tratar destas questões como vitais para o exercício da profissão. De outra forma, todos nós acabaremos sofrendo, tanto na esfera profissional quanto de política urbana”, destaca Carlos Eduardo Mesquita Pedone, coordenador da Comissão de Exercício Profissional (CEP).

O Seminário da CEP do CAU/RS reuniu, aproximadamente, 70 profissionais, especialmente arquitetos e urbanistas que atuam em órgãos públicos. O encontro serviu para fortalecer e valorizar o exercício da profissão. “Nós, arquitetos, só podemos parabenizar a todos pelo excelente evento. Impecável em organização e qualidade dos palestrantes, trazendo pautas de alta relevância e com demonstração de um ótimo domínio dos conteúdos. Eu me senti orgulhosa por fazer parte de um conselho de admiráveis profissionais que buscam valorizar cada vez mais nossa linda profissão”, elogiou Jucelia Maria Martins Boeno, arquiteta presente no encontro.

img_5977

img_5940

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo