Eventos

CAU/RS terá estande e programação especial na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

cau-0028-16g-capa_facebook_850x315px-alt1-ly2

A partir do dia 28 de outubro, Porto Alegre tem um encontro marcado com uma antiga conhecida: a Feira do Livro. A tradicional feira é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e do Município. Em 2016, chega a sua 62º edição e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) irá prestigiar de perto, proporcionando um espaço para arquitetos e urbanistas, estudantes de Arquitetura e Urbanismo e sociedade para esclarecimento de dúvidas, roda de conversas e bate-papo com entidades e convidados.

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega e tem como patrona a escritora porto-alegrense Cintia Moscovich. Entre as novidades desta edição está a TV Feira do Livro, canal de TV online que desenvolve conteúdos com conexões multiculturais entre literatura, artes e sociedade. O CAU/RS também desenvolverá iniciativas nesse sentido, com transmissão via Facebook Live dos debates que ocorrerão diariamente no estande.

Além disso, o CAU/RS preparou um material que vai encantar arquitetos e urbanistas e amantes do Centro Histórico da capital gaúcha. Peças em aquarela foram desenvolvidas pelo arquiteto e urbanista Daniel Dillenburg e estarão em marcadores de página, cartões postais e no mapa que contará a história de alguns prédios localizados no entorno da Praça da Alfândega.

Localização

O estande do CAU/RS estará localizado à frente do Monumento ao General Osório.

Programação

A programação será divulgada em nosso site no dia 24 de outubro. Aguarde!

A patrona Cíntia Moscovich

Jornalista e mestre em Teoria Literária, indicada ao Jabuti em 1997 por “O Reino das Cebolas”. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa em 1999 pela novela “Duas Iguais – Manual de amores e equívocos assemelhados”, indicada ao Prêmio Portugal Telecom pelo livro “Arquitetura do Arco-íris” e vencedora por “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” em 2013 na categoria Contos. Cintia é a quinta mulher a conquistar o patronato do evento. As anteriores foram: Maria Dinorah, em 1989; Lya Luft, em 1996; Patrícia Bins, 1998, e Jane Tutikian, 2011. Esta foi a quinta vez em que Cintia chegou entre os patronáveis.

História

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Teatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A 62ª edição ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro de 2016 e conta com ampla programação cultural de entrada gratuita, além de uma vasta oferta de livros nacionais e estrangeiros comercializados a preços reduzidos.

Agende-se!

  • O quê? CAU/RS na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
  • Quando? De 28 de outubro a 15 de novembro de 2016
  • Onde? Praça da Alfândega – bairro Centro Histórico – Porto Alegre/RS
  • Quanto? Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo