Oportunidade

CAU/RS firma acordo com Secretaria Estadual de Obras e Habitação

Foto: Tiago Belinski/Ascom SOP

Na última sexta-feira (08/02), foi assinado o Protocolo de Intenções que prevê atividades em conjunto entre o Conselho de Arquitetura de Urbanismo (CAU/RS) e a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP). Estavam presentes na assinatura do documento o Secretário de Estado de Obras e Habitação, José Luiz Stédile; o Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, o arquiteto e gerente do projeto, Vinícius Piccini; a arquiteta e urbanista Paula Lopes; o chefe de gabinete da SOP, Pedro Maboni; o assessor de gabinete, Wagner Motta e o chefe de gabinete do CAU/RS, Fausto Leiria Loureiro.

A criação do convênio dá início a uma série de atividades de atuação conjunta entre as duas entidades, como o uso de novas tecnologias que tragam maior transparência nas obras públicas; o incentivo do uso de novas tecnologias e boas práticas na elaboração de projetos de Arquitetura; a realização de eventos de fomento das boas práticas de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvimento de pessoas e valorização profissional; o compartilhamento de informações de Tecnologia da Informação para otimizar a fiscalização de obras públicas; e, por fim, o estímulo ao desenvolvimento de programas e políticas relacionadas à área da habitação.

Segundo o chefe de gabinete do CAU/RS Fausto Leiria Loureiro, o Protocolo de Intenções beneficia tanto o CAU/RS como a SOP. “A ideia é possibilitar o auxílio na definição de políticas de habitação, além de facilitar o intercâmbio de dados entre as informações do estado sobre as obras públicas e as informações do Conselho sobre o registro de arquitetos e urbanistas”. Com uma visão corporativa, Loureiro ressalta que o acordo também proporciona o início em tratativas sobre a questão da Tabela dos Honorários pagos aos arquitetos e urbanistas.

Leia mais no site da Secretaria.

Foto: Tiago Belinski/Ascom SOP

Uma resposta

  1. Uma excelente iniciativa, que poderia ser ampliada para o municipio de Porto Alegre, para a Secretaria de Desenvolvimento Economico,
    Escritório de Licenciamento, no sentido de agilizar os processos que estão tramitando em aprovações, vistorias, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Vaga de estágio no Escritório Regional do CAU/RS em Pelotas

Pular para o conteúdo