Sem categoria

CAU/RS aprova criação das Comissões de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e de Comunicação

82ª Reunião Plenária do CAU/RS. Foto: CAU/RS

A 82ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) realizada nesta segunda-feira (05/02) aprovou a criação das Comissões Temporárias de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e de Comunicação. As propostas foram encaminhadas pelo Conselho Diretor do CAU/RS, formado pelos coordenadores de Comissões e pelo presidente Tiago Holzmann da Silva.

A iniciativa faz parte dos objetivos estratégicos do CAU/RS de estimular a produção de Arquitetura e Urbanismo como política de Estado e fomentar o acesso da população às atividades do setor. Ao mesmo tempo, há interesse e efetivar a Lei 11.888/2008 que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

A criação da Comissão Temporária de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social visa ampliar os debates de políticas urbanas, buscando atuação efetiva do CAU/RS junto aos órgãos municipais e estaduais; proporcionar o debate e a concretização das questões referentes à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social; e buscar a universalização do acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo, objetivando:

  • Alternativas para promover serviço para quem precisa e não pode contratar;
  • Enfrentar o preconceito/desconhecimento da categoria por parte das comunidades;
  • Tornar a arquitetura promotora de qualidade de vida.

Além disso, serão estabelecidos critérios para garantir a melhor aplicabilidade dos recursos provenientes do CAU/RS (2% do orçamento), disponíveis no Plano de Ação e Orçamento para o ano de 2018.

A Comissão tem o conselheiro Clovis Ilgenfritz da Silva como coordenador e a conselheira Raquel Rhoden Bresolin como coordenadora adjunta. O grupo ainda conta com arquitetos e urbanistas com experiência e conhecimento no tema: Ana Rosa Sulzbach Cé, Maria Teresa Peres de Souza, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) e Rafael Pavan dos Passos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS).

A criação da Comissão Temporária de Comunicação, por sua vez, vai ao encontro das propostas de “Comunicação e Gestão” da Plataforma de Gestão 2018-2020. Entre suas prerrogativas estão analisar e propor a necessidade de ampliação da comunicação do CAU/RS; estruturar e implementar o Plano de Comunicação do CAU/RS para fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação com os arquitetos e urbanistas, poderes públicos e com a sociedade; definir meios para ampliar o acesso à informação, a troca de informações e o debate dos profissionais sobre assuntos relevantes para a categoria. Entre os objetivos também está o diálogo com a sociedade, para que as pessoas estejam cada vez mais apropriadas do trabalho do arquiteto e urbanista e sua importância para a qualidade de vida nas cidades.

A Comissão tem os conselheiros Matias Revello Vazquez como coordenador e Vinicius Vieira de Souza como coordenador adjunto. Completam o grupo as arquitetas e urbanistas Deise Flores, conselheira suplente do CAU/RS, e Flavia Bastiani, representando o Colegiado das Entidades Estaduais (CEAU-CAU/RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo