Sem categoria

CAU/RS acompanha Seminário das Comissões de Planejamento e Finanças

CAU/RS no Seminário das Comissões de Planejamento e Finanças no Rio de Janeiro. Foto: CAU/RS

Representantes da Comissão de Planejamento e Finanças (CPF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) estiveram no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de abril, para acompanhar a programação do Seminário das Comissões de Planejamento e Finanças. Na ocasião, foram tratados temas diversos, de experiências dos conselhos com projetos de assistência técnica a orçamento, RRT de funcionário público, entre outros. O CAU/RS esteve representado pelo presidente Joaquim Haas, pelos conselheiros Rômulo Plentz Giralt, coordenador da CPF, Fausto Henrique Steffen, coordenador adjunto, e Clovis Ilgenfritz da Silva, membro da Comissão, que foram assessorados pelas gerentes Cheila Chagas, do Financeiro, e Carla Carvalho, do Administrativo.

Entre os destaques nos três dias de palestras, a apresentação do projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do CAU/MG, a apresentação do projeto de intranet que está sendo implantado no CAU/SC e também a apresentação da Plataforma de TI do CAU/BR, que os CAU/UFs aderiram para trazer melhorias e facilidades para seu dia a dia. Discutiu-se, ainda, os procedimentos de inscrição em dívida ativa e implantação do SISCAF, ferramenta que irá facilitar o processo de inscrição e controle dos inadimplentes.

Durante o encontro, a conselheira federal Gislaine Saibro compartilhou sugestões de inclusão do fluxo processual de cobrança dos inadimplentes que vem sendo feito hoje pelos CAU/UFs no regimento geral do CAU/BR. Por fim, foi proposta a revisão da estrutura do Planejamento Estratégico buscando facilitar sua elaboração e dar maior efetividade a sua aplicação e operacionalização. Ao final do seminário, foi decidido que será constituído um grupo de representantes do corpo técnico do CAU para levar as propostas à Comissão de Planejamento e Finanças do CAU/BR.

De acordo o conselheiro Rômulo Plentz Giralt, do CAU/RS, o seminário ficará marcado pela participação massiva dos CAU/UFs. “Foram tratados os mais diferentes assuntos referentes a finanças e planejamento. Enfoque na questão dos procedimentos de cobrança dos inadimplentes a partir da troca de experiências e ajuste dos procedimentos para adequação ao regimento do CAU/BR. Participamos de discussões sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social com apresentação do piloto sendo implantado pelo CAU/MG. E acompanhamos a proposta do CAU/SP para flexibilização da porcentagem das metas financeiras”, comenta.

O conselheiro Fausto Henrique Steffen complementa: “O Seminário das Comissões de Planejamento e Finanças foi de extrema importância, pois foi o momento, junto com outros CAU/UFs e o CAU/BR de tratar de forma objetiva e colaborativa dos assuntos dos assuntos relacionados ao planejamento estratégico e financeiro dos CAU/UFs. Esse é o segundo seminário das Comissões de Planejamento e Finanças, sendo que o primeiro foi realizado no ano passado nas dependências do CAU/RS e teve uma participação intensa dos CAU/UFs”.

Para Joaquim Haas, presidente do CAU/RS, o desenvolvimento e a evolução dos processos da Comissão de Planejamento e Finanças são imprescindíveis para manutenção das atividades fim do CAU: promoção da arquitetura e urbanismo e fiscalização. “Precisamos de procedimentos claros e engajamento de todos em realizar o que está planejado com segurança financeira. A troca de ideias entre os CAU/UFs enriquece nosso dia a dia e nos aproxima de nossos objetivos”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo