Institucional

CAU/RS recebe equipe da Secretaria de Habitação de Porto Alegre

Encontro debateu oportunidades de implementação da ATHIS na capital.

Sandra Becker, André Machado, Tiago Holzmann da Silva, Denise Campos, Miriam Fernandes e Paulo Henrique Soares.

Na tarde da última segunda-feira (01), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) esteve em reunião com integrantes da Secretaria de Habitação de Porto Alegre (Smharf) e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). 

O presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, junto com o Chefe de Gabinete Paulo Henrique Soares e a Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS Sandra Becker, recebeu o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. Ele estava acompanhado das arquitetas e urbanistas Denise Campos, Diretora de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, e Miriam Fernandes, da Unidade de Desenvolvimento Urbano – Coordenação de Urbanismo. 

“Viemos aqui para consolidar um processo iniciado em 2021, mas que não se concretizou. Agora, teremos em Porto Alegre um projeto que terá a ATHIS como protagonista. Queremos entregar uma cidade melhor, para as pessoas terem mais segurança e qualidade de vida”, afirmou André Machado. 

De acordo com Denise Campos, o projeto envolve uma análise e atuação multidisciplinar. “Queremos a melhoria da habitação e qualificação dos ambientes”, aponta. A Secretaria tem trabalhado com Regularização Fundiária Urbana (Reurb) em diferentes regiões da capital gaúcha. Com o avanço das áreas regularizadas, a demanda por melhorias habitacionais vai ao encontro do trabalho qualificado de arquitetos e urbanistas por meio da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, a ATHIS.

“Porto Alegre tem a oportunidade de recuperar sua liderança nos processos de qualificação das moradias, e o CAU/RS tem a responsabilidade de colaborar com a construção de uma política pública de valorização dos arquitetos e de atendimento às famílias que têm direito à ATHIS”, declara o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

Como encaminhamento, foi definido um trabalho em parceria entre CAU/RS e Smharf para o eventual credenciamento de profissionais de Arquitetura e Urbanismo que poderão atuar com ATHIS no programa de melhoria habitacional que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal. 

 

MAIS SOBRE: ATHIS DEMHAB REURB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

II Seminário dos Colegiados inaugura maratona de eventos em 2024

Conheça os novos projetos especiais aprovados pelo Plenário

Escritório Regional do CAU/RS em Santa Maria celebra cinco anos

Pular para o conteúdo