Institucional

CAU/RS realiza 137ª Reunião Plenária

Plano de Ação e Orçamento para 2023, Trienal de Arquitetura e Urbanismo e julgamentos de processos ético-disciplinares estiveram entre os destaques.

Na última sexta-feira, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou a 137ª Reunião Plenária. Como vem acontecendo desde o início de 2022, as reuniões são realizadas na sede da Fecomércio-RS. A pauta do dia começou com o julgamento de três processos ético-disciplinares, tendo um deles resultado na suspensão do profissional arquiteto e urbanista por 240 dias. Na sequência, foram apresentados e aprovados o Plano de Ação e Orçamento para 2023, bem como os balancetes mensais referentes a julho e agosto deste ano. Ao término da manhã, o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, resgatou o debate em torno da Comissão de Ações Afirmativas, cuja proposta de criação foi aprovada por unanimidade durante a 136ª Reunião Plenária. “Seguimos avançando na consolidação das ações e projetos que assumimos como compromissos da gestão, além da qualificação das ações internas e processos de rotina”, afirma Tiago. A pauta teve continuidade no turno da tarde com a aprovação do Calendário 2023, que prevê reuniões e eventos a serem realizados também no interior do Rio Grande do Sul. Neste ponto, o destaque ficou com a confirmação da realização de seminários e palestras nos Escritórios Regionais do CAU/RS, ao longo dos meses de março, abril, maio e junho.

Trienal de Arquitetura

Outro ponto importante foi a troca entre conselheiros sobre a realização de dois importantes eventos que acontecem neste mês de novembro, entre os dias 16 e 19: a Trienal de Arquitetura e Urbanismo e a 4ª edição do Prêmio CAU/RS, que este ano ocorrerá juntamente com as tradicionais premiações do IAB RS (Prêmio José Albano Volkmer), da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano). “A Trienal já é um sucesso pela abrangência das atividades propostas e pela quantidades de inscritos registrados, e a unificação das premiações na última noite da programação é de enorme relevância para a profissão. Estaremos todos reunidos no palco do Theatro São Pedro para comemorar e divulgar a qualidade de nossas faculdades, entidades, profissionais e parceiros. Contamos com a participação de todos!”, destacou Tiago Holzmann da Silva.

Plano Diretor e Parecer Técnico sobre Inventário de Patrimônio

A pauta do dia incluiu, ainda, outros dois importantes pontos: a aprovação do parecer técnico sobre inventário do Patrimônio Cultural e Paisagístico e a homologação do posicionamento do Conselho e a orientação sobre o modo de atuação de seus representantes institucionais e de arquitetos e urbanistas nos processos de elaboração, revisão ou alteração de Planos Diretores nos municípios gaúchos. A tese tem origem na Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA CAU/RS) e em breve o documento será amplamente divulgado nos canais de comunicação do CAU/RS. “A aprovação da tese sobre os Planos Diretores foi muito importante para a CPUA e para o próprio CAU/RS, pois estabelece o posicionamento do Conselho sobre os planos diretores, que são leis que definem regras para toda a produção arquitetônica e para o desenvolvimento das cidades. A tese servirá para orientar a fiscalização, o jurídico e os representantes institucionais do CAU/RS em dezenas de conselhos municipais e temáticos ao redor do Rio Grande do Sul. Também será uma importante referência para profissionais de Arquitetura e Urbanismo nos processos de elaboração, revisão ou alteração de Planos Diretores nos municípios gaúchos, além de oferecer subsídios técnicos às prefeituras e aos órgãos públicos responsáveis pela condução destes processos”, comenta o coordenador da CPUA, Pedro Xavier de Araújo.

Antes do encerramento, os coordenadores de Comissões e também o conselheiro federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Flores, realizaram as comunicações finais. A 138ª Reunião Plenária, a penúltima de 2022, está prevista para o mês de novembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Conheça os novos projetos especiais aprovados pelo Plenário

Escritório Regional do CAU/RS em Santa Maria celebra cinco anos

Pular para o conteúdo