Sem categoria

CAU/RS realiza 107ª Plenária Ordinária

Reunião ocorreu de forma totalmente online e contou com participação de conselheiros titulares, suplentes e do quadro de funcionários do Conselho.

Na última sexta-feira (24/03), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou a 107ª Plenária Ordinária. A reunião ocorreu de forma totalmente online e contou com a participação de 80 pessoas, entre conselheiros titulares, suplentes e funcionários do Conselho.

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, iniciou sua fala solicitando a aprovação da pauta prevista para a reunião e, em seguida, chamou o Gerente Geral, Tales Volker, para apresentar um resumo das atividades de cada Gerência desde o início da pandemia, com a adaptação de 100% do quadro de funcionários do Conselho ao trabalho remoto (estabelecido no segundo semestre de março).

A tarde ainda reservou a atualização sobre cada uma das sete comissões ordinárias que compõem o CAU/RS, além da Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG). O presidente Tiago também recordou as ações que já foram ou estão sendo realizadas pelo Conselho, como a divulgação de iniciativas solidárias, a série #FicaDicaCAURS, a campanha “Arquitetado Soluções” e as demandas urgentes junto ao CAU/BR, como a redução no valor da unidade.

Projetos especiais

Em relação à valorização profissional, o presidente do CAU/RS apontou duas ações que destacam o protagonismo do arquiteto e urbanista no enfretamento à COVID-19. É o caso do “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, iniciativa complementar ao programa ATHIS Casa Saudável, e o Concurso de Ideias destinado a profissionais e estudantes. O objetivo é propor soluções tanto para residências quanto para as áreas da Saúde e da Educação, criando espaços saudáveis que reflitam positivamente no espaço urbano de uma comunidade. Outra proposta analisada foi o lançamento do Edital Emergencial de Apoio, voltado a iniciativas de entidades e pessoas jurídicas sem fins lucrativos. As ações previstas nesse edital serão realizadas com recursos imobilizados, mediante aprovação de projetos especiais.

“O CAU está elaborando uma série de ações para enfrentamento emergencial da crise, para dar suporte a nossa política de ATHIS, concursos de ideias para enfrentar a pandemia, edital de apoio para iniciativas diversas de entidades, faculdades e instituições. O momento é grave e o papel do CAU é de ampliar os espaços de trabalho do arquiteto e urbanista. Se ficar em casa é a atitude contra a pandemia, a casa deve ser segura e saudável e o arquiteto é o profissional que tem capacidade de oferecer essas condições”, enfatizou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Nova vice-presidência interina

Antes do encerramento, foi realizada a eleição do vice-presidente interino. A Conselheira Helenice Macedo, de Pelotas, foi eleita pelos demais colegas para assumir o cargo do arquiteto e urbanista Rui Mineiro, temporariamente em licença. “A indicação pelos colegas foi uma surpresa, porém grata satisfação. Pensar que de certa forma posso contribuir um pouco mais com o Conselho, afinal, este foi meu objetivo desde o começo, quando me candidatei a conselheira, por acreditar que meus 33 anos de experiência profissional poderiam somar de algum modo. E também é um desafio assumir este cargo agora, tanto pelo pouco tempo que temos para concluir a atual gestão quanto por conta da pandemia que todos enfrentamos. Mesmo à distância, temos trabalhado mais do que nunca, sempre em contato com os demais conselheiros e colegas de classe, em reuniões virtuais. Mas torço para que esse momento difícil passe e que possamos voltar a nos reunir na sede do Conselho o mais breve possível”, declarou Helenice.

Plano de ação

Além de ter sido a primeira edição totalmente online de uma plenária do CAU/RS, a reunião também foi marcante por conta da apresentação do plano de contingência elaborado em conjunto por todas as gerências, com foco no enfrentamento e prevenção da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O plano inclui a reelaboração do orçamento anual do Conselho gaúcho, prevendo cortes de gastos e também a revisão do calendário de ações para 2020.

“A crise é grave e exige a completa reestruturação financeira do CAU, com cortes de gastos em contratos, projetos, eventos e outras iniciativas. Precisamos replanejar para preservar nosso corpo técnico e nossa capacidade de ação em fiscalização, registro e promoção da profissão”, concluiu Tiago Holzmann da Silva.

Clique aqui para ler as deliberações da 107ª Plenária Ordinária do CAU/RS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo