Patrimônio

CAU/RS promove série de encontros ao vivo com especialistas em Patrimônio Cultural

A primeira edição acontece dia 20 de agosto, às 18h, e debate o histórico da preservação patrimonial no Rio Grande do Sul. Acompanhe pelo YouTube!

Em 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional e o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937. O tema é afeto aos interesses de profissionais de Arquitetura e Urbanismo: não só arquitetura é cultura como projetos de restauro são competência exclusiva de arquitetos e urbanistas.

Assim, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), por meio da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), promove uma série do CAU Vivotransmissões ao vivo de conteúdos especiais – dedicada ao Patrimônio Cultural. Serão quatro temas abordados com arquitetos e urbanistas especialistas na área, mediados por conselheiros do CAU/RS. O bate-papo terá duração de 1h e será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube.

Curta o canal e ative o lembrete para receber a notificação!

 

Temas

  1. Histórico da Preservação Patrimonial no Rio Grande do Sul
  2. Participação Comunitária na Defesa e Salvaguarda do Patrimônio Cultural
  3. Órgãos e Mecanismos de Defesa do Patrimônio Cultural
  4. Intervenções Práticas no Patrimônio Construído

A primeira edição acontece dia 20 de agosto, às 18h, com a participação de Nestor Torelly e Débora Magalhães. A mediação será do arquiteto e urbanista e membro da CPC Lucas Volpatto. Esta edição faz parte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2022 – Patrimônio, Ética e Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac/RS). Confira a programação completa.

 

Convidados

  • Nestor Torelly – Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre. Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969) e mestre em História com ênfase em Estudos Ibero-Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992). Atuou como membro da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, foi vice-presidente do ICOMOS-Brasil e coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre. Como docente, trabalhou na graduação e na especialização, na Unisinos e também na PUCRS. 
  • Débora Magalhães – Diretora da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (EPAHC). Arquiteta e urbanista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980) e mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi consultora da Unesco para o projeto Monumenta, em Porto Alegre, diretora do Iphae e Superintendente Regional do Iphan. Atuou como docente na Ulbra Canoas e na Universidade de Caxias do Sul.
  • Lucas Volpatto – Arquiteto e urbanista presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre, conselheiro da Comissão de Patrimônio Histórico do CAU/RS e membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra da capital. Sócio fundador do Studio1 Arquitetura, atuante na área de projetos e execuções de conservação e restauro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado.

 

MAIS SOBRE: patrimônio CAU Vivo

4 respostas

  1. Importante iniciativa!, é sempre necessário falar de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
    (Se possível gostaria de informações de como integrar/auxiliar a Comissão Especial de Patrimônio Cultural)

  2. Importante iniciativa!, é sempre necessário falar de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
    (Se possível gostaria de informações de como integrar/auxiliar a Comissão Especial de Patrimônio Cultural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vitória! Recurso do CAU/RS é acolhido pela Justiça e prédio da Smov será preservado

Abaixo-assinado em defesa da preservação do antigo prédio da SMOV

CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo