Home » Notícias, Notícias CAU/RS » CAU/RS presta homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca

CAU/RS presta homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, e o arquiteto e urbanista Paulo Bicca.

No mês de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou sua 100ª Plenária. Na ocasião, profissionais e entidades foram homenageados pela sua participação e contribuição fundamental na trajetória do conselho. Entre elas, a arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorium), que também será homenageada no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos.

Briane fez história em defesa do patrimônio histórico e artístico brasileiro. Ela trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como técnica de planejamento e preservação, de 1979 a 1992, e teve importante participação no processo de tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1986. Também implantou e coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, em Brasília, de 1992 a 2001 e esteve à frente do Projeto Monumenta, vinculado ao Ministério da Cultura. Briane foi conselheira federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), eleita pelo CAU/RS para o triênio 2018-2020, além de integrar o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

“Essas homenagens me tocam muito e não poderia ser diferente. São homenagens merecidas, pois a Briane dedicou sua vida, sobretudo, à defesa do Patrimônio Histórico. Ela sempre foi uma boa interlocutora e sabia reconhecer e respeitar as diferenças de opinião”, comenta Paulo Bicca, que recebeu a homenagem em nome da esposa.

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*