Sem categoria

CAU/RS participa de debates sobre melhorias urbanas em audiências públicas

Na última semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) participou de duas importantes audiências públicas, representado pelo conselheiro Emilio Merino.

A primeira, realizada na terça-feira (06/08) tratou do Futuro da Mobilidade Urbana do Brasil. Organizada pelo deputado Sebastião Melo, da Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o evento contou com mais de 20 entidades registradas, que compartilharam suas ideias, dúvidas e questionamentos.

Entre os temas debatidos durante a palestra, destacam-se a criação do Consórcio Metropolitano de Transporte e os contratos e licitações necessários para sua gestão, a política tarifária integrada, o Fundo Metropolitano da Mobilidade Urbana e a criação de licitações para qualificar o sistema de transporte coletivo.

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Já na quinta-feira (08/08), uma audiência pública sobre o Cais Mauá foi realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Representando o Conselho, Emílio Merino comentou sobre os nove anos passados desde a concorrência e os motivos que levaram à rescisão do contrato pelo governo do Rio Grande do Sul. “Ao longo desses anos, entidades como o IAB RB e o próprio Conselho manifestaram sua preocupação pela forma como estava sendo levada a gestão do mencionado projeto por parte da prefeitura de Porto Alegre, e das irregularidades urbanísticas e contratuais”, apontou Emílio. Ele também alertou para os efeitos no trânsito que podem resultar do atual projeto. “Das 12 intersecções, nove apresentavam problemas gravíssimos. A criação de 1.600 vagas de estacionamento em uma área delicada terá impactos brutais”, afirmou.

Audiência pública para debater a situação do Cais Mauá. Foto: Ederson Nunes/CMPA

Entre as conclusões e encaminhamentos resultantes dessa audiência, Emílio destaca o compromisso de se promover o debate sobre os variados impactos urbano-ambientais que o novo projeto do Cais Mauá terá, incluindo um debate sobre as mudanças em tráfego e mobilidade produzidos pelo projeto Embarcadero. Leia a matéria completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo