Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » CAU/RS manifesta-se pela suspensão dos reajustes de RRT e anuidades

CAU/RS manifesta-se pela suspensão dos reajustes de RRT e anuidades

Print Friendly, PDF & Email

Documento enviado hoje (05/01) ao CAU/BR marca primeira ação da nova gestão do Conselho gaúcho, empossada nesta segunda-feira.

A nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), empossada ontem (04/01), já iniciou as ações em benefício da profissão. Ao fim da tarde desta terça-feira, o Conselho gaúcho enviou um ofício ao CAU/BR, assinado pelo presidente reeleito Tiago Holzmann da Silva e pelo Conselheiro Federal eleito pelo CAU/RS, Ednezer Rodrigues Flores.

O documento, destinado ao presidente em exercício do CAU/BR, arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Baptista, solicita a suspensão dos reajustes nos valores do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e das anuidades e demanda a manutenção dos valores aplicados em 2020.

É importante destacar que o aumento nos valores destes documentos, essenciais para o exercício da Arquitetura e Urbanismo, são definidos pelo CAU/BR e não pelos CAU/UF, os quais não têm autonomia para reduzir o valor exigido. “A nova gestão do CAU/RS tem a dimensão da crise vivida pelos profissionais nesse período. Esse entendimento nos exige uma atitude de empatia com os colegas e de coragem para exigir do CAU/BR a suspensão dos aumentos”, pontua o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

Leia abaixo um trecho do documento. Clique aqui para ler o ofício na íntegra.

 

Prezado Presidente,

1. Ao cumprimentá-lo cordialmente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS manifesta sua contrariedade quanto a aplicação de reajustes às taxas de RRT e anuidades para o ano de 2021.

2. Considerando o Estado de Calamidade Pública em que o país se encontra em função da pandemia da Covid-19 e os efeitos da crise econômica sobre o mercado profissional da arquitetura e urbanismo, ampliada pelas restrições sanitárias.

3. Considerando que diversos outros conselhos profissionais mantiveram inalteradas suas taxas e que, tanto o CAU/BR quanto os CAU/UF, possuem capacidade de adaptar seus orçamentos ao longo do ano.

4. Solicitamos aos colegas, conselheiros federais, providências imediatas para que sejam cancelados os reajustes aplicados nas taxas de RRT e anuidades para o ano de 2021 e mantidos os mesmos valores vigentes em 2020.

5. Agradecemos, desde já, pela atenção e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,

Tiago Holzmann da Silva – Presidente CAU/RS
Ednezer Flores – Conselheiro Federal CAU/RS

 

 

 

 

  • Pin It


18 Responses to CAU/RS manifesta-se pela suspensão dos reajustes de RRT e anuidades

  1. Maravilhosa iniciativa o CAU RS me enche de orgulho. Iniciativa está deve ser replicada em outros estados.

  2. Que diga-se de passagem já é caro o suficiente.

  3. Parabenizo os senhores, pois a prestação dos serviço para a emissão da RRT e uma vergonha .
    Para emitir uma RRT leva-se 1 hora e que paga este tempo perdido, quanto funciona pois esta sempre em manutenção. Ai eu quero reajustar a prestação deste serviço kkkkk

  4. Muito Bom, melhor se conseguissemos fazer com que a anuidade fosse suprida, já que recolhemos as rrts para a CAU.

  5. Marcos Roberto Linck

    Muito boa ação.
    Outro tema, já levantado e discutido é a duplicidade de anuidade para quem tem empresa – eu preciso ter uma empresa para poder trabalhar (ter notas, etc) e para ter empresa pago anuidade da empresa e também a minha, são duas anuidades, duplicidade.

  6. Parabéns pela iniciativa, confesso que me surpreendeu.
    Parabéns.

  7. Concordo com o colega Luciano Rodrigues. Realmente o serviço prestado deixa muito a desejar. Melhorem o atendimento e estejam mais presente junto às necessidades dos profissionais inclusive com uma administração mais objetiva

  8. Parabéns pela atitude, todos tem que serem solidários no momento!!!!

  9. Márcia Helena Rossatto

    Ótima iniciativa, estou de acordo.

  10. O CAU é uma maquina famigerada de arrecadação! Sinto que a maior preocupação da entidade é com a cobrança da anuidade e taxa de RRT. Pouco se faz pela valorização da profissão!
    Não há justificativa para cobrança duplicadas que enfrentamos:
    1- Pessoa física e pessoa jurídica!
    2- Ou se paga anuidade ou se paga RRT. Pagar os dois é um absurdo !!!
    A maior parte dos conselhos regionais se paga uma anuidade e só !!!
    Fica ai minha manifestação, mesmo sabendo que nada irá mudar !!!

  11. Muito boa iniciativa, queremos que nosso conselho represente a classe e compreenda que a grande maioria sofre com a falta de valorização profissional.
    Porem concordo com o colega, sobre a duplicidade de anuidade para profissionais com empresa. Tendo em vista que todo profissional já é obrigado a pagar anuidade, ao abrir uma empresa, situação obrigatória em diversas situações, ficamos obrigados a pagar anuidade em duplicidade como PF e PJ. Absurdo. Até porque muitas dessas empresas são de apenas um profissional, e estão gerando receita com RRTs constantemente.

  12. THIAGO PRATES BRENNER

    Meus cumprimentos pela atitude e hombridade ao ouvir os inúmeros pedidos da categoria e assim representar a voz do coletivo!
    Parabéns e obrigado!

  13. A anuidade deveria ser descontada em cada RRT, se o profissional não trabalhar naquele ano por falta de trabalho? Tem que pagar? Acho que deveria que rever tudo isso. Com a pandemia tudo piorou a vida de todos os profissionais.

  14. Felipe Antonio de Oliveira

    Assim como os colegas acima tenho empresa registrada no CAU, e com isso duas anuidades, um absurdo, visto que o CREA da desconto de 90% para anuidade de microempresa onde o profissional pessoa físcia seja registrado, entrei em contato com o CAU e me informaram que não tem nenhum tipo de desconto nesse sentido.

  15. Que bom que nosso conselho está pedindo por todos nós, 2020 foi difícil, seria humano e justo.
    Também acho que arrecadamos bastante em rrts durante o ano, poderiamos até ser isentos da anuidade, já que as constribuições das RRts são bastante relevantes.

  16. LUCILENE SEVERO RODRIGUES

    Excelente iniciativa!, porem como saberemos se foi aprovado ate o vencimento da cota unica? existe previsão de prazo para esta definição?

  17. Concordo com a colega Vera Bianchi. Já pagamos RRT, deveriam suprimir a anuidade.

  18. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Bom dia, Lucilene. A recomendação é seguir acompanhando. Qualquer novidade informaremos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*