Sem categoria

CAU/RS manifesta apoio à Associação dos ex-Docentes da Faculdade de Arquitetura

Da esquerda para a direita: professores Flávio Gama, Antônio Pasquali, Júlio Collares, Fátima Beltrão, Marco Túlio de Rose, Cairo Albuquerque da Silva e Sérgio M. Marques Foto: Divulgação

Lutar pela qualidade do ensino é uma das principais causas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Desde 2018, uma série de ações e conquistas foram concretizadas pelo Conselho, em defesa da formação de futuros profissionais. Na última segunda-feira (27/01), a Associação dos ex-Docentes da Faculdade de Arquitetura – AeDFAUPA protocolou no Ministério Público Federal uma denúncia contra irregularidades e atentado ao patrimônio arquitetônico cultural brasileiro realizados pela Laureate International Universities, atual mantenedora do UniRitter.

“Crescem as reações ao desmonte do Ensino Superior universitário e o CAU/RS tem liderado nacionalmente o enfrentamento ao ensino empresarial que visa exclusivamente o lucro de seus acionistas em detrimento da formação de um profissional qualificado e ético”, aponta o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva.

Leia na íntegra a nota da AeDFAUPA:

Após mais de quarenta anos dedicados à excelência no Ensino da Arquitetura no Sul, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter, assistiu, a partir de 2011, o desmonte de uma das melhores experiências de ensino do país. Com a venda da instituição, iniciou um progressivo processo de destruição que culminou, em 2017, com a demissão em massa dos tradicionais professores do Centro Universitário Ritter dos Reis. A então Associação dos ex-Docentes da Faculdade de Arquitetura – AeDFAUPA, uma das únicas do gênero no pais, existente há trinta anos, optou em silenciar, até reunir dados e posicionamento consistentes para sua ação. Na sequência de dois anos de trabalho sério e contínuo, consultoria com especialistas de Educação e do Direito do Ensino Superior, processos jurídicos por difamação e causas trabalhistas vitoriosas, a AeDFAUPA, protocolou hoje, no Ministério Público Federal, denúncia contra irregularidades e atentado ao patrimônio arquitetônico cultural brasileiro (acervos, pesquisas, produção docente e discente, biblioteca, laboratórios, pós graduação, etc.), realizados pela Laureate International Universities, atual mantenedora do UniRitter. Assim a AeDFAUPA espera abrir, entre o meio acadêmico, entidades e a opinião pública, um debate sério e responsável sobre o ensino de arquitetura no Brasil. Hoje, portanto é uma data a ser lembrada.

 

Uma resposta

  1. Estamos vivendo a mesma situação com o curso de Letras da Universidade , desmanche do PPG, demissões e descaso com o corpo docente e discente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo