Sem categoria

CAU/RS lança livro digital com diretrizes para o ensino de Arquitetura e Urbanismo

Organizado pela Comissão de Ensino e Formação, o material contém conteúdos especiais das palestras realizadas no Seminário que debateu extensão universitária, currículo e ensino à distância (EaD).

Os tempos mudam e a forma de aprender e ensinar também. Foi com essa ideia que a Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promoveu o Seminário “Extensão, currículo e EaD: quais as fronteiras do ensino?” em julho de 2018. O evento contou com debates e palestras sobre ensino de Arquitetura e Urbanismo, EaD, atribuições profissionais, currículo mínimo e o papel da extensão na formação acadêmica.

Agora, dois anos depois, a CEF-CAU/RS divulga o resultado de todo esse trabalho, que mobilizou dezenas de pessoas, entre professores, coordenadores, estudantes, profissionais do mercado e convidados especiais. O e-book (livro digital) do Seminário de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no RS de 2018 está disponível para baixar gratuitamente.

“A publicação é um registro importante das discussões patrocinadas pelo CAU/RS junto à toda comunidade acadêmica do Rio Grande do Sul com o objetivo de consolidar entendimentos e propor ações efetivas pela qualificação do ensino de Arquitetura e Urbanismo em nosso estado, especialmente nesse momento de precarização das condições de ensino e trabalho dos professores, da adoção do EaD de forma indiscriminada e do ataque das ‘empresas que vendem matrículas’ sobre as nossas reconhecidas faculdades públicas, privadas e comunitárias”, destaca o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

Clique aqui para baixar o e-book

 

Registro histórico

Os conselheiros que compõem a Comissão de Ensino e Formação reforçam a importância histórica do documento. É o que salienta o coordenador Cláudio Fischer: “O registro e a documentação dos temas abordados no evento são um imperioso compromisso, para que não se perca na história recente a maneira como cada um dos profissionais de ensino de Arquitetura e Urbanismo, ao seu momento, com nossa liderança e coordenação, enfrentaram juntos os desafios do ensino e da formação”.

 

Debates pelo ensino superior de qualidade

Para o conselheiro Rodrigo Spinelli, a publicação do livro digital vem ao encontro do momento atual: “O documento destaca a importância do ensino presencial, de qualidade, tema tão caro e debatido neste momento de pandemia. O debate sobre a Extensão Universitária se apresenta como uma grande ferramenta de formação profissional, pela conexão que os alunos fazem com a realidade social, principalmente no que diz respeito à ATHIS e às comunidades carentes, temática muito debatida neste momento de crise. O CAU/RS disponibiliza, assim, um importante material para ser analisado e ampliar o debate sobre temas fundamentais tanto para o ensino quanto a atuação profissional”.

 

Livro digital como ferramenta

“A apresentação de ideias e contextos do evento, agora reunidos no e-book, atenta para temas relevantes no atual cenário. Também demonstra que o amadurecimento dessas ideias tem gerado frutos, seja para manter acesa a vontade de desenvolver o ensino da Arquitetura e do Urbanismo, seja para nos lembrar de que, mesmo neste período de isolamento social, podemos continuar, através das alternativas digitais, o diálogo e a leitura do que almejamos como estudiosos da área”, complementa o conselheiro José Arthur Fell.

 

Relevância e atualidade do tema

O conselheiro Paulo Ricardo Bregatto, que na ocasião do evento mediou o bate-papo sobre atribuições profissionais e diretrizes curriculares, destaca que o Seminário, assim como o livro digital, surgem de forma preventiva contra a precarização do ensino e da formação dos novos profissionais: “A publicação vem em boa hora, oferecendo com transparência e atualidade o conjunto de diretrizes e normativas do Conselho sobre os temas do ensino, na forma de pensar e agir e na visão assertiva dos seus convidados e debatedores”.

“Mesmo se tratando da publicação de um evento ocorrido em 2018, os temas abordados demonstram a vanguarda do pensamento da gestão atual e o alcance de visão do CAU/RS, seus conselheiros, organizadores e convidados diante do cenário atual de mudanças na legislação, avanços do Ensino Remoto Emergencial, EaD e outras ferramentas online, motivados pelo necessário distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Fazendo isso, o Conselho cumpre o seu papel de proteção da sociedade. Ótima leitura!”, finaliza Bregatto.

 

MAIS SOBRE: CEF seminário ensino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo