Sem categoria

CAU/RS inaugura escritório regional no Sul do Estado

Atividades institucionais e de fiscalização promovidas pelo Conselho estão mais próximas de arquitetos e urbanistas de 38 municípios.

No próximo dia 29 de novembro, o Conselho inaugura seu segundo escritório regional, sediado na cidade de Pelotas. As regiões Sul e da Campanha concentram, atualmente, 1.108 arquitetos e urbanistas, além de 159 escritórios de Arquitetura e Urbanismo, os quais foram responsáveis por emitir cerca de 6,5 mil Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) no primeiro semestre deste ano.

“Os escritórios regionais são um compromisso da gestão com os arquitetos de todo o Estado, e servirão como espaço de apoio para o CAU Mais Perto e para as atividades institucionais e de fiscalização, além de aprofundar as parcerias com as entidades e as faculdades da região,” afirma o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

É importante destacar que a resolução que aprovou a criação do escritório regional determinou que a estrutura fosse em prédio com relevância histórica e cultural para a cidade. A exigência também reforça o compromisso do CAU/RS com o Patrimônio Histórico, cuja defesa e preservação representa uma das frentes do Conselho.

A inauguração começa com um grande encontro entre autoridades, profissionais e entidades locais já na quinta-feira, dia 28. Será no Madre Mia, a partir das 19h. Confira abaixo a programação completa!

 

Sobre o novo escritório

Localizado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 100/102, esquina com a rua Félix da Cunha, o sobrado de esquina foi construído entre 1830 e 1835 e tombado em 1999. Recentemente restaurado, serviu de Quartel General durante a Guerra dos Farrapos (1836), Câmara Municipal (1870) e, em 1889, sediou a redação do Diário de Pelotas. Hoje é mais conhecido como Casa da Banha. O escritório regional terá uma equipe formada por um fiscal Arquiteto e Urbanista, um assistente de Atendimento e Fiscalização, além de um estagiário. Um carro e um furgão também estarão disponíveis para os deslocamentos na região.

 

Municípios atendidos

As regiões Sul e da Campanha abrangem 38 municípios. São eles: Aceguá, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes, Tavares e Turuçu.

 

Programação completa do CAU/RS para o lançamento do Escritório Regional em Pelotas:

 28/11 (quinta-feira)

Encontro com autoridades, profissionais e entidades locais

  • Local: Madre Mia (Rua Santa Cruz, 2200)
  • Horário: 19h

29/11 (sexta-feira)

Reunião Plenária

  • Local: Salão de Eventos do Moinho Office (Av. Dom Joaquim, 1515 – loja 10)
  • Horário: 8h30

Inauguração do Escritório Regional

  • Local: Rua Félix da Cunha, 601
  • Horário: 17h

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo