Home » Notícias, Notícias CAU/RS » CAU/RS fiscaliza obra de condomínio que desabou no litoral norte

CAU/RS fiscaliza obra de condomínio que desabou no litoral norte

Acidente em condomínio privado em Xangri-lá deixou quatro pessoas feridas.

Na última sexta-feira (19), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) fiscalizou uma obra que registrou um desabamento no Condomínio Enseada, localizado no município de Xangri-lá.

Segundo a empresa responsável pela construção, durante a concretagem, o escoramento de uma área de pé-direito duplo (dois andares de altura) cedeu, gerando o desabamento de parte da laje de uma das vigas. O acidente deixou quatro pessoas feridas: duas foram levadas ao pronto atendimento e liberadas no mesmo dia com escoriações leves, enquanto as outras foram resgatadas pelo SAMU e estão em repouso domiciliar. 

O ocorrido foi documentado e registrado em fotos. Os agentes de fiscalização do Conselho conversaram com a empresa responsável pela obra e com o síndico do condomínio, além de levantar a documentação de responsabilidade técnica, que estava regular. O processo deve seguir para apuração da causa, avaliando se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte de profissionais. No momento, a obra encontra-se embargada pelo condomínio.

O acidente ressalta a importância de ter responsáveis técnicos habilitados por todas as atividades, e de ter as regras de segurança do trabalho atendidas para proteger as pessoas deste tipo de acontecimento”, relata o Agente de Fiscalização do CAU/RS, Rodrigo Jaroseski. 

 

Cada arquiteto um fiscal da profissão

Em 2019, o CAU/RS lançou a campanha Cada arquiteto um fiscal da profissão, que incentiva a realização de denúncias por parte da população e dos arquitetos e urbanistas. As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa (cerca de 200% no comparativo entre 2017 e 2019), principalmente por meio do trabalho da equipe do CAU Mais Perto. Com o apoio da população, o objetivo é aumentar também o número de denúncias cadastradas. Saiba mais.

Fique por dentro de todas as ações de fiscalização do CAU/RS: acesse o Relatório de Gestão.

 

 

  • Pin It


2 Responses to CAU/RS fiscaliza obra de condomínio que desabou no litoral norte

  1. A MINHA EXPERIENCIA EM RELAÇÃO AS RESPONSABILIDADES TÉCNICAS DOS DIVERSOS SERVIÇOS EM OBRAS NO LITORAL, É Q OS PROFISSIONAIS NÃO ACOMPANHAM O ANDAMENTO
    DAS MESMAS. POIS QUEM MANDA NA OBRA EM GERAL É O “ENPLEITEIRO´´Q COMPRA A LICENÇA POR PREÇO VIL E NEM QUER A PRESENÇA DOS PROFICIONAIS.

  2. PARABÉNS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*