Sem categoria

CAU/RS e CAU/SC lançam carta aos candidatos das eleições municipais 2020

Documento apresenta posição técnica dos dois conselhos sobre diretrizes para qualificar a vida nas cidades, por meio do protagonismo de arquitetos e urbanistas.

As eleições municipais de 2020, previstas para novembro deste ano, ocorrerão em um cenário extremamente delicado, diante da pandemia da COVID-19 que o país (e o mundo) vem enfrentando desde março.

Tal realidade, que ainda inclui crises ambientais, políticas, entre outras, expõe a sociedade e, em especial, os menos favorecidos economicamente a condições difíceis e, por vezes, agravadas pela falta ou pela má-informação.

Atentos ao momento que vivemos, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e de Santa Catarina (CAU/SC) desenvolveram uma Carta aos Candidatos das eleições municipais nos respectivos estados, contendo um Programa de Propostas assertivas e concisas, referentes ao aprimoramento das políticas relacionadas ao direito à cidade e à gestão municipal. 

O objetivo da Carta aos Candidatos é oferecer a parceria e a colaboração dos arquitetos e urbanistas, profissionais cuja formação técnica os qualifica para o apoio necessário ao alcance dos objetivos propostos no documento.

 

Clique aqui para ler o documento na íntegra

 

 

CAU/BR e entidades do setor assinam carta-aberta

Ao fim de agosto, durante a 34ª Reunião Plenária Ampliada Ordinária, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e demais entidades representantes do setor aprovaram a “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”. Leia o documento na íntegra.

A Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros (as) prefeitos (as) e vereadores (as) com diálogo e vontade política, e é complementada por um anexo com 52 proposições de ações relacionadas com Arquitetura e Saúde, Cidades Sustentáveis, Governança e Financiamento, Paisagem e Patrimônio e Mobilidade e Inclusão.

Além do CAU/BR, o documento é assinado pelas seguintes entidades coautoras: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo