ATHIS

Boas ideias inspiram: CAU/RS e CAU/DF assinam Termo de Cooperação

Parceria levará Nenhuma Casa sem Banheiro ao Distrito Federal. O lançamento acontece nesta quinta-feira, às 19h. Acompanhe!

Ideia boa inspira e merece ser compartilhada: o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro avança em território nacional! A iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) será levada ao Distrito Federal por meio de um Termo de Cooperação assinado com o CAU/DF

O objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares para famílias de baixa renda, residentes em áreas regularizadas (ou regularizáveis), que estejam sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF), com a qual o CAU/DF está estabelecendo um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de ações locais que visem o fortalecimento da Lei Federal nº 11.888/2008.

“É com satisfação que recebemos o reconhecimento do CAU de outros estados e essas oportunidades de parceria a partir do projeto que criamos aqui no RS. A possibilidade de implantação do NCSB Brasília é simbólica, pois é de lá que vem a melhor experiência recente em habitação social, através da Codhab.”, celebra o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

“É muito gratificante ver que o Nenhuma Casa sem Banheiro despertou interesse no Distrito Federal, justamente o local do país com a experiência mais exitosa em ATHIS através de políticas públicas”, afirma o Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

Para celebrar a assinatura do Termo de Cooperação, o CAU/DF realiza, nesta quinta-feira (14), uma live de lançamento do projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro” no Distrito Federal. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, é um dos convidados. É a partir das 19h, no canal do CAU/DF no YouTube. Acompanhe!

 

#AnotaAí

Live de lançamento do projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro” no Distrito Federal

 

Saiba mais

Apoiado na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei nº 11.888/2008), o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 lançadas pelo CAU/RS em 2020. O objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda; a expectativa é beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas. 

O projeto conta com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, da Secretaria de Planejamento e Gestão e de Apoio aos Municípios; da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de contar com o apoio de outras instituições, como o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas, para citar algumas. Em Lajeado, onde o projeto começou de forma emergencial, algumas famílias já receberam os projetos elaborados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

Pular para o conteúdo