Sem categoria

CAU/RS celebra Dia do Patrimônio com lançamento da Rede de Promoção e Proteção ao Patrimônio Cultural

O evento online foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto e promovido pelo CAU/RS em parceria com Sedac, Iphae e UFRGS.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Estadual do Patrimônio Cultural foi celebrado com uma parceria inédita entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O evento online foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto e reuniu profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins ao patrimônio para compartilhar exemplos e conhecimentos práticos sobre Processos de Registro de Patrimônio Imaterial, Políticas Públicas no Rio Grande do Sul, ICMS Cultural, entre outros temas. A transmissão foi realizada no YouTube do CAU/RS.

 

Rede de Promoção e Proteção ao Patrimônio Gaúcho

A iniciativa conjunta encerrou com o importante lançamento da Rede Estadual de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, parceria firmada entre CAU/RS, representado pelo presidente Tiago Holzmann da Silva, Sedac, secretária Beatriz Araújo, e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), Promotor de Justiça Daniel Martini. O Protocolo de Cooperação assinado pelas instituições é inédito no país.  

“O objetivo da Rede é promover ações conjuntas e integradas visando à conscientização acerca da importância do Patrimônio Cultural do Estado e possibilitar a comunicação integrada e instantânea entre os partícipes, a fim de tornar mais ágil nossa atuação”, explica o conselheiro do CAU/RS Oritz Adriano Adams de Campos.

A Rede começou a ser idealizada ainda em 2019 por meio das ações da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH) do CAU/RS, como a Caminhada da Perda.

 

Assista

Clique aqui para conferir a programação do Dia Estadual do Patrimônio e assista aos vídeos da transmissão.

13/08 | Conferência Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul: Patrimônio Imaterial e as Artes

 

14/08 | Fórum Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: ICMS Cultural

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo