Sem categoria

CAU/RS cede drones para Secretaria Estadual de Obras e Habitação

Secretário José Luiz Stédile e Tiago Holzmann da Silva: parceria entre SOP e CAU/RS. Foto: Saul Teixeira – Ascom SOP/RS

Na última segunda-feira (19/08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) assinou o Termo de Cessão de Uso de Bens Móveis, com o objetivo de ceder dois drones para a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP). Os equipamentos serão utilizados para registrar as atividades da SOP na execução de obras públicas e no diagnóstico da realidade habitacional do Rio Grande do Sul.

A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no auditório Paulo Freire no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, o Secretário de Obras e Habitação do Estado, José Luiz Stédile, e o Diretor Geral do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), Mário Marchesan.

Stédile lembra que no primeiro momento os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) serão utilizados dentro das ações visando a promoção da política habitacional. “Os dados que levantamos indicam que temos cerca de 3 mil loteamentos em todo o Estado. São 1,5 milhão de famílias residentes em áreas irregulares, sejam do governo estadual, dos municípios ou da União”, disse, adiantando que a utilização dos drones permitirá um diagnóstico mais preciso da realidade. “Seguiremos trabalhando para regularizar o máximo de áreas possíveis”, completou.

O termo é mais uma prova da parceria do CAU/RS visando a assistência técnica ao poder público e às famílias de baixa renda, avaliou o presidente Tiago Holzmann. Segundo ele, os drones auxiliarão o governo do Estado no censo habitacional e no aperfeiçoamento das políticas públicas destinadas à área.

Como contrapartida, a SOP irá oferecer dados importantes para o CAU/RS. A secretaria se dispõe a auxiliar o Conselho na fiscalização da obra do Espaço do Arquiteto e na troca de informações sobre o Sistema de Gestão de Obras para que o CAU/RS tenha conhecimento das obras que estão sendo realizadas pelo Estado, dentre outras ações que serão oferecidas para promover a parceria entre as duas entidades.

MAIS SOBRE: CAU/RS SOP drones

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo