Fiscalização

CAU/RS assegura participação de arquitetos e urbanistas em concursos públicos

Duas importantes conquistas promoverão a correção de editais da UFRGS e da Empresa Pública de Trânsito de Viamão para incluir profissionais da Arquitetura e Urbanismo.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em sua frente de atuação fiscal e jurídica, trabalha pelo cumprimento da legislação. É função do CAU/RS zelar pela profissão, garantindo oportunidades para arquitetos e urbanistas em concursos públicos dos quais estejam impedidos de participar.

“Estes são resultados de nosso trabalho de rotina de fiscalização, corrigindo processos equivocados com o objetivo de garantir o atendimento da lei e a participação dos arquitetos nas atividades que dizem respeito as nossas atribuições”, avalia o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Profissionais de todo o estado podem comemorar duas importantes conquistas recentes. Uma delas diz respeito ao edital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho. A Juíza Federal Dulce Helena Dias Brasil, da 8ª Vara Federal de Porto Alegre, decidiu que o concurso deve ser suspenso para o cargo até que a UFRGS edite novo edital promovendo a retificação ou para alterar a denominação do cargo ou para incluir na escolaridade: “Curso Superior em Engenharia ou Arquitetura”.

Clique para acessar a decisão

A segunda vitória é uma Ação Civil Pública movida contra a Empresa Pública de Trânsito do município de Viamão, que em seu concurso não considerava profissionais de Arquitetura e Urbanismo como aptos a concorrer aos cargos de Engenheiro Civil – Tráfego e de Fiscal de Planejamento. A Juíza Federal Maria Isabel Pezzi Klein, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre, determinou que a administração pública retifique o edital para permitir o acesso de arquitetos e urbanistas, em paridade de condições com engenheiros, dando seguimento ao concurso.

Clique para acessar a sentença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Transparência: confira o balanço da fiscalização de março

Transparência: confira o balanço da fiscalização de fevereiro

Pular para o conteúdo