CAU Brasil

CAU Brasil, FNA e entidades do CEAU apresentam programação dinâmica e exclusiva no UIA2021RIO

Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, será mediador em debate sobre educação em Arquitetura e Urbanismo.

Com uma ampla agenda de debates que vêm ocorrendo desde março dentro das Semanas Abertas do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) ingressa no mês de julho com um conteúdo diferenciado, dinâmico e com a participação de especialistas de diversas frentes da Arquitetura e Urbanismo.

Desta vez, parte da agenda da FNA ganhará a contribuição e a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). Todas as atividades com participação dessas entidades poderão ser acessadas pelos canais da FNA e do CAU Brasil após o encerramento do congresso, além do ambiente “Diálogos com a Sociedade” da plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

Com o tema “Todos os Mundos, um só mundo”, o congresso se realizará entre os dias 18 e 22 de julho. A programação especial da FNA para o UIA2021RIO começa no dia 18 de julho, das 17h às 19h, com a mesa Mundo do Trabalho: Transformações no Espaço das Relações Contemporâneas, uma produção exclusiva da FNA que terá a participação dos convidados Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP), Daniela Sarmento (arquiteta e urbanista, vice-presidente do CAU/BR), Alfredo Campos (sociólogo português e delegado do Instituto Nacional de Estatística), Clemente Ganz (sociólogo e assessor do Fórum das Centrais Sindicais), Roberto Veras (sociólogo e professor da Universidade Federal da Paraíba) e Clara Ant (arquiteta e urbanista, ex-dirigente da FNA, fundadora da Central Única dos Trabalhadores e Conselheira do Instituto Lula).

A mediação da mesa de abertura no congresso será feita pela presidente da FNA, Eleonora Mascia. A produção visa discutir as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo nas últimas décadas e as perspectivas para o futuro. “Estamos vivendo uma realidade preocupante com as altas taxas de desemprego, precarização das relações trabalhistas e uma maior informalidade, não só para os profissionais de arquitetura, mas para todos os trabalhadores de um mundo que passa por mudanças”, afirma a presidente da FNA.

Na abertura da primeira mesa, será exibido o vídeo-manifesto do CAU Brasil em defesa de uma Política de Estado para a ATHIS, incluindo compromissos de ações do Conselho para alcançar este objetivo. Confira abaixo a programação resumida. Saiba mais no site da FNA e do CAU Brasil.

Dia 18/07

17h às 19h | Mesa 1 – MUNDO DO TRABALHO: transformações no espaço das relações contemporâneas. Participação: Daniela Sarmento, Alfredo Campos, Clemente Ganz, Roberto Veras, Clara Ant e Ricardo Antunes. Mediação: Eleonora Mascia.

Dia 19/7

18h às 20h | Mesa 2 – EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

MÓDULO 1: Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade. Participação: Ana Maria Goés, Helena Andrade e Valter Caldana. Mediação: Gogliardo Maragno.

MÓDULO 2: Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade. Participação: Ana Cláudia Cardoso, Ângelo Marcos Vieira de Arruda e Maribel Aliada. Mediação: Tiago Holzmann da Silva.

20h – Apresentação do filme A BOLSA OU A VIDA, de Sílvio Tendler.

Dia 20/7

16h às 18h | Mesa 3 – ATHIS

MÓDULO 1: Históricos e Desafios para uma Política Continuada. Participação: Newton Burmeister, Cristina Barreiros e Luiz Eduardo Sarmento. Mediação: Maíra Rocha.

MÓDULO 2: Experiências e Boas Práticas. Participação: Socorro Leite, Patrícia Oliveira, Ivanete Carpes Ramos e Clarice de Oliveira. Mediação: Ormy Hütner Jr.

Dia 21/7

17h às 19h | Mesa 4 – A CIDADE E O FUTURO

MÓDULO 1: Estatuto da Cidade com a apresentação do documentário 20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta? Participação: Luciana Schenk, Walter Linzmeyer, Nicole Brazeiro e Paulo Eduardo Ribeiro. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

MÓDULO 2: O Alcance da Política Urbana. Participação: Valeska Peres Pinto, Miriam Addor e Jeferson Dantas Navolar. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Fórum de Presidentes escolhe novos representantes

Patricia Sarquis é eleita presidente do CAU Brasil

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo