Sem categoria

Casa Saudável: prefeito de Rio Grande participa de reunião no CAU/RS

Na manhã desta quinta-feira (19/12), a equipe do Gabinete de Gestão para a Implantação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (GATHIS) esteve reunida com o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, para apresentação do programa Casa Saudável.

Estavam presentes o coordenador institucional do GATHIS, Paulo Henrique Soares, e da coordenadora operacional do Gabinete, Sandra Becker; a consultora em saúde pública, Sandra Fagundes; os integrantes da Comissão Temporária de ATHIS, Newton Burmeister e Patrícia Nerbas, e o chefe de gabinete do CAU/RS, Fausto Loureiro.

A perspectiva de firmarmos este convênio é possibilitar a abertura de um escritório na nossa comunidade, para que, junto a outras políticas públicas, possamos qualificar o local de moradia das pessoas”, destaca o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Newton Burmeister, da CTATHIS, afirma que os contatos com as prefeituras são resultado do processo de incorporação dos profissionais de arquitetura no programa Casa Saudável. “Eu vejo essa questão como um importante instrumento de inserção do profissional arquiteto na solução de questões da expansão urbana desordenada”, relata.

Parceiras avançam no Estado

No mês passado, também foi firmada uma parceria entre o CAU/RS e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Na ocasião, foi assinado um Convênio para implantação do Programa ATHIS – Casa Saudável. “A saúde depende das condições de vida e de trabalho das pessoas, sendo a moradia um de seus determinantes. Ter casa própria gera valor. E casa com boa iluminação e ventilação, com acessibilidade, com ambientes seguros e sustentáveis, gera saúde e qualidade de vida”, afirma Sandra Fagundes.

O programa, com previsão de implantação no início de 2020, prevê a instalação de um Escritório Público de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, a cargo de profissionais de Arquitetura e Urbanismo e atenderá famílias de baixa renda do município. O Escritório atuará na elaboração de projetos e acompanhamento de execução de obras e serviços para edificação, reforma ou ampliação de unidades habitacionais.

Além de Santa Rosa, os municípios de Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Xangri-lá e Piratini estão tramitando o processo do convênio. Pelotas, sede do Escritório Regional Sul, recentemente inaugurado, também demonstrou interesse na iniciativa.

Sobre o Casa Saudável

O programa é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) para promover a ATHIS, associando as áreas da Habitação e da Saúde por meio de ações realizadas em parceria com prefeituras de todo o Rio Grande do Sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo