Nota Pública

Carta à Magistratura Estadual

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, faz um apelo em carta destinada aos desembargadores e juízes no Estado do Rio Grande do Sul. O conteúdo foi compartilhado em publicação do Jornal do Comércio, de Porto Alegre.

Leia abaixo o conteúdo na íntegra:

 

Carta à Magistratura Estadual

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) lançou em 2020 o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, visando auxiliar no combate à pandemia, proporcionando condições sanitárias mínimas às mais de 30 mil famílias gaúchas que não possuem banheiro adequado em suas residências, e para as quais não é possível “ficar em casa e lavar as mãos”. 

O projeto imediatamente obteve reconhecimento do ONU-Habitat, além de apoio do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Foram investidos recursos do CAU/RS para a contratação de profissionais de Arquitetura e Urbanismo para o atendimento direto às famílias, por meio da elaboração de projetos e, com a parceria fundamental do Governo do Estado e de prefeituras, devemos entregar quase 400 banheiros até o final de 2022.

É importante levar estas informações à sociedade e à Magistratura do nosso Estado, em face de notícia que revela a intenção do Tribunal de Justiça de pagar R$ 367 milhões para integrantes da própria Magistratura, relativos a fatos ocorridos há muitos anos. É de conhecimento público que os cargos de Juiz e Desembargador possuem um bom padrão remuneratório, e não questionamos o eventual direito dos magistrados. Contrastamos apenas, esse direito a outro, nesse caso constitucional, que é o direito à moradia digna para toda a população, previsto no artigo sexto da Constituição Federal. 

Nesse sentido, apela-se às juízas e aos juízes, às desembargadoras e aos desembargadores, que reexaminem o pleito e decidam por destinar esses recursos ao projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. O redirecionamento de R$ 367 milhões possibilitará a construção de banheiros para mais de 25 mil famílias, proporcionando água limpa, higiene básica e saneamento a mais de 140 mil gaúchos, praticamente zerando a calamidade da falta de banheiros nas moradias gaúchas.

Salienta-se que o presente apelo se dá com profundo respeito a todas as pessoas que integram a Magistratura, pilar fundamental do estado democrático e de direito. A Magistratura conhece a realidade da população e, muitas vezes, trata justamente dos reflexos da miséria na vida das famílias de baixa renda, e é exatamente desta população empobrecida que tratamos aqui. 

 

Porto Alegre, 11 de fevereiro de 2022.

 

Tiago Holzmann da Silva

Presidente do CAU/RS

Uma resposta

  1. muito pertinente e corretissimo a iniciativa… todos os togados já tem sua vida re$olvida…sob todos os aspectos. esse valor absurdo, que não fez falta ao longo desse tempo, agora e nesses tempos, mais configura uma farra. sejam “justos” e olhem para as necessidades básicos da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

Posicionamento do CAU/RS sobre instabilidade no SICCAU

Nota de solidariedade à população gaúcha

Pular para o conteúdo