Sem categoria

Caricaturas durante a Feira do Livro mostram que Arquitetura e Urbanismo vai muito além do que se vê

Qual a sua relação com a Praça da Alfândega? Você conhece a história dos prédios localizados no seu entorno? Essas perguntas foram feitas para algumas pessoas que passaram pela Feira do Livro de Porto Alegre. As conversas revelaram que cada um tem uma relação muito íntima e diferente com o Centro Histórico da capital. Para alguns, ele ainda é novidade e Porto Alegre uma cidade turística, para passeio. Para outros, é ambiente de trabalho, local para encontro com amigos ou até mesmo inspiração para muitos artistas e profissionais.

O CAU/RS realizou esta ação que registrou o bate-papo com o público com vídeo e ilustração de cada personagem que decidiu contar sua história de relacionamento sério com a Praça da Alfândega. O resultado será uma produção audiovisual para o Dia do Arquiteto, uma homenagem para os profissionais e para a própria Arquitetura, presente em nossas vidas de um modo que vai muito além das edificações, muito além do que se vê. O ilustrador responsável pelo registro à mão de cada personagem desta história foi o Álvaro Caricas, que captou imagem e sentimento, acompanhando o resgate oral de momentos especiais.

O vídeo será disponibilizado no próximo mês, quando se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista, 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer. Além desta ação, o Conselho está organizando uma programação que envolve três exposições: de projetos curados pelo Memorial do CAU/RS, dos projetos brasileiros que participaram da mostra Juntos na Bienal de Arquitetura de Veneza e das pranchas dos cinco vencedores do Concurso Público de Arquitetura de Interiores do Espaço do Arquiteto. Também haverá comemoração em evento aberto no Vila Flores em Porto Alegre.

Conselheiro Alberto Cabral também deu seu depoimento sobre a Praça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo