Eventos

Bioconstrução, permacultura e bioarquitetura são temas de encontro nacional em Porto Alegre

Com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a 1ª edição do Encontro Nacional de Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura ocorre em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de setembro. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), o evento tem por objetivo debater alternativas sustentáveis, responsáveis e conscientes da construção e entender os impactos da ocupação humana no meio ambiente.

As atividades do dia 13 acontecem no Memorial Luiz Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527). Já o segundo dia será de oficina prática na sede do SAERGS (Rua José do Patrocínio, 1197), com um exercício sobre construção de uma composteira. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email secretaria@saergs.org.br

A programação do primeiro dia conta com o arquiteto e urbanista Otávio Urquiza, que abordará as possibilidades e dificuldades da bioconstrução. À tarde, as soluções da bioarquitetura serão o tema da segunda mesa ministrada pelo arquiteto e urbanista Valdo Felinto. A terceira parte ficará a cargo do coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP), João Rockett, que tratará das soluções práticas em permacultura e tecnologias de baixo impacto ambiental. Para fechar o primeiro dia, a programação técnica abre espaço para um momento de grande reflexão, com a participação do Lama Padma Santem, do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que abordará o equilíbrio necessário entre valores humanos e ambientais.

Para a presidente do SAERGS, Maria Teresa Peres de Souza, o tema da sustentabilidade não é exclusividade da área da Arquitetura, mas deve ser levantado por todas as atividades profissionais. “Entendemos que arquitetos e urbanistas são agentes da sociedade e, portanto, preocupados com o meio ambiente e o impacto de seus projetos e obras sobre ele”, ressaltando que essas preocupações não se referem ao futuro. “Estamos vendo, nesse exato momento, a floresta amazônica ser degradada e queimada. Não há mais tempo de protelar a preocupação com o planeta”, conclui.

O encontro conta com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea/RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo RS (IAB RS), Associação de Arquitetura de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) e Memorial Luiz Carlos Prestes.

 

#AnotaAí

13/9 – Memorial Luiz Carlos Prestes

9h às 9h30min – Credenciamento
9h30min às 9h45min – Abertura
9h45min às 11h15min – Mesa 1: Bioconstrução: possibilidades e dificuldades, com Otávio Urquiza
Debator: Miguel Aloysio Sattler
11h15min às 12h – Debate

13h às 14h30min – Mesa 2: Soluções da Bioarquitetura, com Valdo Felinto
Debatora: Juliana Cruz
14h30min às 15h15min – Debate

15h15min às 16h30min – Mesa 3: Soluções práticas em Permacultura e tecnologias apropriadas à crescente necessidade de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, com João Rockett – Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP)
Debatora: Vika Martins
16h30min às 17h – Debate
17h às 17h30min – Conclusões e encaminhamentos finais

18h – Palestra com Lama Padma Santem

14/9 – Sede do SAERGS

15h às 19h – Oficina prática com “Amigos da Terra”: Projeto e construção de composteira orgânica com tijolos reaproveitados

MAIS SOBRE: SAERGS Urbanismo CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo