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Banco Central determina nova sistemática de cobrança de boletos bancários

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O Conselho de Arquitetura e Urbanismo iniciou em junho a implantação do sistema de boletos de pagamento e cobrança registrada. A mudança atende a exigência feita pelo Banco Central à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Todos os Conselhos estão obrigados a seguir a nova sistemática assim como outras instituições públicas, empresas e condomínios.

Os principais objetivos, segundo o BC, são modernizar o serviço, gerar mais segurança no processo e reduzir riscos e fraudes. O sistema evita erros na hora de fazer o pagamento. A novidade também permite a utilização do Débito Direto Autorizado. Se o arquiteto e urbanista tiver o serviço habilitado em seu home banking, receberá a cobrança diretamente em sua conta.

Como pagar boletos do CAU

Conforme as normas, os boletos deverão ser registrados pelo Conselho antes da liquidação no banco emitente (Banco do Brasil). O procedimento vinculará automaticamente os boletos ao CPF (no caso de pessoas físicas) ou CNPJ (pessoas jurídicas) dos pagadores. Além da anuidade do CAU, todas as taxas cobradas pelo Conselho – emissão de RRT, CAT-A, RDA e carteiras profissionais – adotarão o boleto com registro.

Assim, a partir de 20 de julho, o pagamento com registro de boletos vinculados ao CAU/RS será processado e liberado em horários determinados. A norma não vale para feriados e finais de semana, quando o expediente interno e do Banco do Brasil é reduzido ou diferenciado. Confira a tabela a seguir:

Emissão dos boletos Hora processamento Liberação para pagamento
17:00 às 09:00 09:00 11:00
09:00 às 12:00 12:00 14:00
12:00 às 17:00 17:00 19:00

Diante da mudança, recomenda-se que os profissionais não deixem para a última hora a emissão de boletos do CAU, em especial nos casos em que precisam apresentar documentos como a CAT-A para participarem de concorrências públicas.

A nova sistemática está baseada nas Circulares nº 3.461/2009, 3.598/12 e 3.656/13 do Banco Central do Brasil.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h):

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