Sem categoria

Arquitetura é saúde e qualidade de vida

Primeiro Seminário de ATHIS teve como tema do painel de abertura a moradia como política pública interdisciplinar.

Sandra Fagundes, Tiago Holzmann da Silva e Roberta Edelweiss.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, foi o primeiro palestrante da manhã. Ao relacionar o tema da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) ao universo da saúde, ele falou sobe as linhas de ação do Gabinete de ATHIS do CAU/RS e o plano para 2020. Na data em que o criador da Lei Federal nº 11.888/2008, arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, faria 81 anos, Tiago relembrou a importância de o CAU destinar 2% de sua renda a iniciativas centradas na implantação da ATHIS. “Cada família tem suas necessidades e precisamos atendê-la, onde ela já reside”, declarou.

Na sequência, a consultora de gestão pública na área da Saúde, Sandra Fagundes, afirmou sobre todos reconhecerem o impacto da moradia na qualidade de vida das pessoas. “Mas como inserir isso nas políticas públicas e de que forma operacionar?”, questionou. Ao concluir que o ambiente interfere na vida das pessoas, Sandra acrescentou que nãos basta simplesmente uma moradia, mas sim um espaço que gere saúde e bem-estar aos que nele habitam.

Ao término das apresentações, a arquiteta e urbanista Roberta Edelweiss atuou como mediadora, recebendo questões do público.

Assista ao vídeo completo do Painel 1: ATHIS e Saúde – Moradia como política pública interdisciplinar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo