Compartilhe

Em Lajeado, famílias recebem projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

Ao todo, nove famílias receberam as propostas de melhorias sanitárias para suas residências. 

Arquiteta Josiane Scotton em visita a uma das residências | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

Novas etapas do projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), foram concretizadas em Lajeado. No município, a iniciativa é realizada pela Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e também com apoio da Prefeitura Municipal, por meio de diversas Secretarias, e de empresas parceiras.

Nove famílias de baixa renda foram selecionadas para receberem melhorias sanitárias em suas residências. Os projetos foram desenvolvidos pela equipe de arquitetas e urbanistas Cláudia Kuhn, Sarita Tiecher e Josiane Scotton, contratadas pela Seavat a partir do edital de credenciamento lançado em 2020 pelo CAU/RS.

Arquiteta e urbanista Sarita Tiecher e bolsista da Univates, Bruno Frohlich, em visita a uma das residências. | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

As profissionais apresentaram as propostas de reforma e melhorias sanitárias às nove famílias, durante visitas acompanhadas por representantes da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) e pelo bolsista do projeto de extensão Habitar Bem da Univates, Bruno Frohlich. Na Univates, além do projeto de extensão, a iniciativa tem envolvimento do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau).

“A apresentação dos projetos de Arquitetura às famílias marca uma importante etapa na execução do NCSB em Lajeado. Demonstra a capacidade de articulação local, com o envolvimento da entidade profissional, Prefeitura Municipal, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada. Idealizado pelo CAU/RS, o Nenhuma Casa sem Banheiro é mais uma iniciativa que tem como objetivo principal contribuir, a partir da Arquitetura, no enfrentamento da grave crise sanitária que o país vive com a pandemia da COVID-19. Saliento que o projeto NCSB está articulado com o Programa ATHIS Casa Saudável, outra iniciativa do Conselho que visa difundir a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e apresenta aos gestores públicos, em especial aos prefeitos do Rio Grande do Sul, a importância de aliarmos ações de melhorias habitacionais às iniciativas de saúde pública”, declara o Chefe de Gabinete e coordenador Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

Para a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do projeto de extensão, o envolvimento da Univates como apoiadora desta ação permite um grande impacto sobre a aprendizagem dos estudantes e docentes envolvidos. “O projeto abriu portas para pensarmos a Assistência Técnica Gratuita no Município, e a extensão universitária tem tido um papel fundamental ao promover as relações com a comunidade e inserir o estudante na realidade da cidade, interagindo com setores públicos e com profissionais da área, compreendendo a situação das famílias em vulnerabilidade e meios possíveis de promover as melhorias na qualidade de vida das pessoas”, revela a docente.

Para a arquiteta e urbanista Caroline Lengler, representante da Seavat, o momento da apresentação do projeto às famílias é um marco. “Com os projetos apresentados, temos o início da concretização de todo o esforço para implantar o projeto em Lajeado. É uma satisfação imensa ver no rosto destas pessoas a felicidade por estarem ganhando condições mais dignas de moradia.”

Arquiteta e urbanista Sarita Tiecher e bolsista da Univates, Bruno Frohlich, em visita a uma das residências. | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

Próximas etapas

Segundo a arquiteta e urbanista Josiane Scoton, “ficaram claras a satisfação e a felicidade dos moradores ao perceberem a mudança do seu espaço de morar, onde algumas pequenas intervenções farão toda a diferença para a salubridade e estética dessas residências. Todos os projetos apresentados tiveram retornos positivos e os moradores aguardam ansiosos pela próxima etapa, de execução dos projetos”.

A próxima etapa do Nenhuma Casa Sem Banheiro envolverá a execução dos projetos. O projeto de extensão da Univates está envolvido junto com a Seavat na captação de doações e recursos para a fase seguinte. Empresas estão sendo convidadas a doar materiais, mobiliário e equipamentos para os banheiros. Os interessados podem contatar por meio do e-mail habitarbem@univates.br ou do telefone celular (51) 99605-4107 (prof.ª Jamile).

Uma das residências contempladas | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates