Eventos

ATHIS e o direito à moradia em pauta no 6º Seminário de Exercício Profissional

O direito à moradia é um tema de extrema importância para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O Rio Grande do Sul tem, hoje, 2 milhões de moradias que se enquadram no perfil da Lei 11.888/2008, referente à Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Quando a saúde das famílias começa a ser prejudicada por conta da falta de infraestrutura básica no ambiente – luz, água, esgoto – qual a responsabilidade do arquiteto e urbanista? O arquiteto é o médico da casa e da cidade”, apontou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, durante sua apresentação no 6º Seminário de Exercício Profissional. Ao trazer dados sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), Tiago mostrou a relação entre a falta de um ambiente saudável e o índice crescente de doenças como cólera e tuberculose.

Ao alertar sobre os riscos da autoconstrução, Tiago enfatizou as oportunidades profissionais que a assistência técnica agrega aos arquitetos e urbanistas. Na opinião do presidente, mesmo sendo dever do Estado implantar a Lei 11.888/2008, é também responsabilidade dos profissionais de arquitetura e da sociedade em geral construir “a normalidade da ATHIS”, de modo que mais famílias saibam como recorrer à lei. Clique aqui para ler a entrevista completa com Tiago Holzmann da Silva. Para assista à palestra e à mesa de debates, clique aqui.

A mesa de debates sobre ATHIS, mediada ela conselheira Roberta Edelweiss, trouxe como convidados o arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Paulo De Mori, a Defensora Pública do RS, Isabel Wexel, e a conselheira do IAB RS e ativista, Cláudia Fávaro. Ser um profissional que atua com a lei da assistência técnica exige muita humildade, apontou Cláudia.

Foto: Maia Rubim/Sul21

Sobre o 6º Seminário de Exercício Profissional

Realizado dias 29 e 30 de agosto, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o evento reuniu cerca de 300 pessoas e profissionais renomados para debater quatro grandes temas: Licenciamento de Projetos, PPCI, ATHIS e Patrimônio Histórico.

Clique aqui para ler outras matérias relacionadas à ATHIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo