Artigo

O prelúdio de uma catástrofe

Conselheiro Valdir Fiorentin comenta o incêndio na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) em artigo publicado na edição de 02 de agosto do jornal Zero Hora

O prelúdio de uma catástrofe

O incêndio da sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul é resultado da falta de cuidado com o patrimônio público, descaso que vem sendo denunciado há tempos por servidores e as entidades que os representam. Sim, é necessário investir e fortalecer as estruturas públicas, as instituições e, principalmente, o Poder Executivo, que é quem planeja, fiscaliza e executa as políticas de Estado.

Quando se diminui o Estado, o reflexo é desastroso. O sucateamento das estruturas técnicas, inevitavelmente, impacta nas estruturas físicas. Como já ocorreu há três anos, quando a sede da Emater Porto Alegre pegou fogo. Dois meses depois, um grande incêndio destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e parte do acervo cultural brasileiro. Esta semana mais uma perda: um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em chamas. Todos estes episódios são emblemáticos. Evidenciam a falta de investimento dos últimos governos e podem ser o prelúdio de novas catástrofes com mais vítimas.

Que estes acontecimentos sirvam de alerta para o que está por vir. Temos pontes, barragens, escolas, creches, hospitais e penitenciárias, entre outras estruturas que estão na mesma condição. Com a política ultraliberal implementada no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, a tendência é que a situação se agrave. Somente com investimento massivo nos serviços públicos, em especial nos servidores públicos, que mantêm o patrimônio do Estado, poderemos evitar estas tragédias. Mas o que se assiste é um ataque a estes trabalhadores, provocando desestímulo e, consequentemente, o abandono das carreiras, uma fuga de cérebros.

Quando se reduz o número de servidores, se tem menos fiscalização, planejamento e serviços à população. Estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) mostra que o quadro de trabalhadores ativos no Estado reduziu 19,7% entre 2015 e 2021, caindo de 153.040 trabalhadores ativos para 122.852. Se o governo mantiver a política de desmonte das instituições, a população não só perderá em qualidade do atendimento, mas assistirá de forma mais recorrente a sinistros como estes no futuro.

Valdir Bandeira Fiorentin, arquieteto e urbanista, engenheiro civil, conselheiro do CAU/RS e diretor de Comunicação do Sintergs

MAIS SOBRE: artigo incêndio SSP

Uma resposta

  1. Acho equivocada a ponderação colocada por que já estive dos dois lados do balcão e não e logico a falta de fiscalização~, de um prédio deste porte .
    Porque os demais prédios são fiscalizados sistematicamente, com cobranças as vezes ate absurdas por fiscais diferentes no mesmo ano viva as taxas e emolumentos . órgão público não paga taxa. Quem sabe e por isso que um projeto para ser aprovado demora de 5 a 8 meses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

EaD está acabando com as universidades – e todo mundo finge não ver

Sociedade em risco, por Tiago Holzmann da Silva

O Bom Selvagem, por Flávio Kiefer

Pular para o conteúdo