Sem categoria

Arquitetura e urbanismo, cultura e literatura de mãos dadas na Feira do Livro de Porto Alegre

estande

Cultura e arquitetura e urbanismo andam juntas, uma não vive sem a outra. Como destaca o arquiteto e urbanista Pedro Riviera em seu artigo “O papel da arquitetura na política cultural”*, a arquitetura possui uma dimensão objetiva e técnica que a diferencia das demais artes, levando a um debate sem fim sobre arquitetura ser classificada como arte. No entanto, também ressalta que não podemos deixar escapar a percepção de sua dimensão cultural. As cidades são a maior invenção do homem. Fazer e habitar a cidade são os nossos maiores fatos culturais.

No último dia 15, o CAU/RS se despediu da Feira do Livro de Porto Alegre que, em 2016, chegou a sua 62ª edição. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é realizado anualmente na Praça da Alfândega, local cercado por edificações que são parte da história da capital gaúcha.

Pode-se constatar o enorme interesse das pessoas por conhecer e explorar a região, tendo em vista as mais de 2.600 visitas realizadas em nosso estande. Eram pessoas em busca de informação – interessadas também nos postais, marcadores de página e mapa com imagens dos prédios pelos quais transitaram, muitas vezes, sem se dar por conta – e profissionais a fim de provocar debates e saber mais sobre temas como o Cais Mauá, revitalização, restauração e acessibilidade.

Compilamos alguns números da participação do Conselho na Feira. Foram cerca de 20 horas de debates, mais de 60 convidados e 4 livros lançados, com mais de 300 exemplares distribuídos gratuitamente. Arquitetura e urbanismo e literatura andaram de mãos dadas na Feira do Livro de Porto Alegre e o CAU/RS agradece a oportunidade de poder ter contribuído com este importante evento para a cultura e história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Confira o compilado do CAU/RS na Feira no vídeo a seguir:

*O papel da arquitetura na política cultural, de Pedro Riviera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo