Eventos

Arquitetura e caminhabilidade em pauta no Quintas no Solar do IAB RS

O evento recebe especialistas na área para debater o quanto a arquitetura cacofônica interfere na dinâmica das cidades.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove nesta quinta-feira (27/06) mais uma edição do Quintas no Solar. O evento propõe debater questões de arquitetura e caminhabilidade, apresentando achados de pesquisas como “pequenos choques de realidade”, e responder mais perguntas: quando nossas cidades e sua apropriação já estão fragmentadas, o que nos resta fazer?

Conheça os palestrantes

Vinicius M. Netto tem doutorado em Advanced Architectural Studies (University College London, UCL) e é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu temas são a cidade como redes de segregação, redes de informação e redes de interação material. É autor dos livros “The Social Fabric of Cities”, publicado internacionalmente pela editora Routledge (2017), e “Cidade & Sociedade: As Tramas da Prática e seus Espaços” (2014). É co-organizador de “Efeitos da Arquitetura” (2017) e “Urbanidades” (2012), e autor de mais de 80 artigos e capítulos publicados no Brasil e exterior. É Editor for Latin America de Area Development and Policy (ADP), periódico da “Regional Studies Association” (RSA, UK), e Editor-Chefe da “Revista de Morfologia Urbana”. Seu artigo mais recente é “Cities, from Information to Interaction”, capa do journal Entropy.

Júlio Celso Vargas é Professor Adjunto do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Arquiteto e Urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRGS, com estágio no Urban Form Lab da Universidade de Washington (EUA). Vice-coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades”, pesquisador associado ao NTU – Núcleo de Tecnologia Urbana – e pesquisador visitante Global Challenges Fund na Oxford Brookes University (GB). Conduz pesquisas na área da morfologia urbana com foco nas relações do ambiente construído com a mobilidade, a saúde e o bem-estar das populações. Editor da Revista de Morfologia Urbana e revisor dos periódicos International Journal of Urban Sustainable Development, Journal of Transport and Health, Arquitextos – Vitruvius, Revista Políticas Públicas & Cidades, Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana.

#AnotaAí

Arquitetura e caminhabilidade: pequenos choques de realidade

  • Dia: 27/06/2019 – quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: Solar do IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Entrada franca
  • Evento no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo