Oportunidade

Arquitetos e urbanistas na política: um olhar diferenciado sobre a cidade

A participação do profissional de Arquitetura e Urbanismo na vida política pode trazer inúmeros benefícios aos moradores de um bairro, de uma cidade, de um estado ou país. Afinal, arquitetos e urbanistas são profissionais habilitados e qualificados para melhor planejar os espaços compartilhados em uma comunidade. 

Nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020, diferentes cidades gaúchas tiveram arquitetos e urbanistas eleitos entre seus vereadores. Entre eles está Denise Pessôa (PT), que recentemente assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Ela afirma que a formação em Arquitetura e Urbanismo proporcionou um olhar voltado às pessoas integradas ao movimento das cidades. “É necessário que seja acolhedora em todos os sentidos e o poder público deve estar atento a isso. Também acredito que é preciso pensar em cidades funcionais e agradáveis ao mesmo tempo, considerando os diferentes modos de vivê-la. Como profissionais, erguemos sonhos e construímos futuros”, afirma.

Entre os temas relacionados à Arquitetura e Urbanismo que pretende priorizar este ano, Denise cita a continuação do debate sobre mobilidade urbana. “A cidade enfrenta uma série de questões nesta área; é urgente avançarmos na elaboração do Plano de Mobilidade”, diz. Ela destaca ainda o transporte coletivo e a regularização fundiária. “Caxias do Sul é uma cidade complexa, com uma série de ajustes e necessidades. Dentro das nossas prioridades enquanto presidente da Câmara, buscaremos uma cidade mais justa e funcional, assim como já trabalhávamos anteriormente em nossos mandatos ao longo dos últimos 13 anos”, conclui.

Crédito: Gabriel Lain/Divulgação

 

Mulheres na política

Denise Pessôa acredita que a força e a representatividade das mulheres têm aumentado nos últimos anos. “Quando as mulheres acessam espaços representativos, toda a comunidade ganha. Nossa Mesa Diretora terá a maior participação de mulheres da história. Eu e a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), 1ª Vice-Presidente, nos dois maiores cargos, refletimos os avanços na participação das mulheres na Câmara de Caxias do Sul. Estamos fazendo história”, celebra. 

 

Olhar diferenciado

Em Guaporé, a vereadora Itamara Franceschini (PP) acredita que a formação em Arquitetura e Urbanismo contribui para o exercício do cargo em temas como mobilidade urbana e lazer; recuperação de áreas de interesse histórico; fiscalização de obras públicas, para citar alguns. “Arquitetos e urbanistas agregam diretamente em questões que envolvem o planejamento urbano. Portanto, é muito importante que profissionais desta área estejam atuando em funções parlamentares. Esses profissionais pensam o espaço público para as pessoas; isso gera qualidade, bem-estar e segurança nas cidades.” 

Já em Três Cachoeiras, a vereadora Elís Santos (MDB) aposta no olhar diferenciado de arquitetos e urbanistas. “Entendo que a importância do arquiteto e urbanista na construção e organização de uma cidade e de seus espaços é fundamental. Estar, hoje, vereadora de minha cidade é saber que a responsabilidade de planejar uma cidade melhor para se viver é ainda maior. Acredito que podemos tornar a cidade mais inclusiva, incentivando e cobrando do Executivo.”

Outros dois arquitetos e urbanistas eleitos nas últimas eleições foram Cássia Izabela Eckert (PT), que assumiu mandato em Boa Vista do Buricá, e Fábio Leal (PDT), que assumiu o legislativo de Eldorado do Sul. Leal também já atuou como arquiteto e urbanista contratado da prefeitura municipal e foi Secretário de Planejamento em duas ocasiões: 2005, sendo responsável pela coordenação da elaboração do 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (2006) e novamente de 2017 a 2019.

 

Exemplos para seguir

Vereador de Porto Alegre por três mandatos, Secretário de Planejamento do município e do Estado, deputado federal e autor da Lei de ATHIS (nº 11.888/2008), o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam) repetia sempre: “Se os arquitetos não fizerem política, os políticos vão fazer arquitetura”. Ainda hoje, a presença desses profissionais na política é baixa, mas não faltam referências para quem deseja iniciar este caminho. Para citar alguns, Jaime Lerner (in memoriam), que, como prefeito de Curitiba (PR), fez da cidade exemplo de planejamento e bons projetos; Luiz Paulo Conde (in memoriam), foi prefeito do Rio de Janeiro (RJ) e mentor do Rio Cidade e Favela Bairro; Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém (PA) e responsável pelas intervenções na área portuária. Importante citar também o ex-deputado Zezéu Ribeiro (in memoriam) e o senador Dirceu Carneiro, além de vários com mandato em outras regiões, com destaque para o vereador de São Paulo (SP) Nabil Bonduki, referência nas áreas da habitação e do urbanismo.

 

Colegiado de Representantes

Uma importante frente que está sendo organizada pelo CAU/RS é a formalização de um Colegiado que reúne profissionais de Arquitetura e Urbanismo que exerçam mandato ou ocupem cargos no executivo municipal. A proposta é fortalecer o diálogo entre esses representantes e estimular a troca de experiências: ganha a Arquitetura e Urbanismo e a segurança e qualidade de vida nos municípios gaúchos. A primeira reunião para debater a formação do colegiado foi realizada em 2021. “A participação de arquitetos e urbanistas na política é fundamental para fazer avançar os interesses de nossa profissão nas esferas executiva e legislativa. Estamos criando o ‘Partido da Arquitetura e Urbanismo’ para reunir todos os colegas que tenham mandatos ou cargos de gestão, independente de seus partidos, para apoiá-los e trocar experiências com as pautas da profissão nas quais temos total coincidência de interesses e objetivos”, declara o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo