Ações Afirmativas

Arquiteto e urbanista surdo defende a arquitetura a serviço da saúde e da acessibilidade

Emerson Rafael Galli da Silva, formado pela URI Erechim, é exemplo e defende a inclusão e a independência de pessoas com deficiência: "Desistir não é opção".

Conhecer as técnicas, materiais e desafios de projeto de ícones da arquitetura são desejos comuns a pessoas que ambicionam um diploma de Arquitetura e Urbanismo. Mas para além dos clássicos e dos grandes projetos, a possibilidade de projetar soluções para as demandas do dia a dia, em especial para comunidades e grupos invisibilizados, também motiva a busca pelo curso. 

Emerson Rafael Galli da Silva formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela URI Erechim no dia 07 de janeiro de 2023 com outros 18 colegas e a data, importante para ele, tornou-se também um marco para a categoria. Emerson é o primeiro profissional surdo formado em Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul que se tem conhecimento. Ele procurou por outros profissionais da área surdos no Estado e localizou um outro acadêmico, ainda não graduado, na UniRitter.

“O começo da graduação foi bastante solitário, pois eu era o único surdo na sala de aula. Faltava contato com colegas e professores. Eles não tinham experiência”, comenta. O sonho de ser arquiteto e urbanista e promover acessibilidade para surdos exigiu dedicação, aulas de reforço, apoio familiar e um movimento que não dependia só dele, mas de o reconhecerem como um colega e aluno com as mesmas capacidades, porém com uma comunicação distinta.

 

Libras: a língua materna dos surdos

Assim como a Língua Portuguesa é primária entre brasileiros ouvintes, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é primária entre surdos. A presença de profissionais tradutores e intérpretes é fundamental, assim como ocorre em caso de desconhecimento de outras línguas, para garantir a acessibilidade comunicativa (Lei nº 10.436/2002).

Veranice Galli*, mãe de Emerson, é professora de Libras e intérprete da URI. “Acompanhei o Emerson no primeiro e no último semestre da faculdade. No começo, achavam que por ser mãe eu daria as respostas para ele nas provas. Só que quem estudava e fazia os projetos era ele. O mérito é todo dele”, celebra.

Solenidade de formatura presidida pelo Diretor Acadêmico Adilson Luís Stankiewicz | Foto: Arquivo pessoal

 

A importância da imagem

Para pessoas surdas, o uso de recursos visuais é muito importante. Emerson comenta que, a partir do segundo semestre da faculdade, colegas e professores começaram a perceber as diferentes necessidades na aprendizagem e a fazer as adaptações para que as aulas se tornassem cada vez mais acessíveis. “É preciso repensar as metodologias de ensino, pois o surdo é muito visual. Quando eu via as imagens, eu entendia muito melhor”.

 

A arquitetura a serviço da saúde

Seu Trabalho Final de Graduação (TFG), sob orientação da professora Kelly Pavan, foi nota 10. Ele é autor do projeto “Liberté – Clínica Especializada no Atendimento de Pessoas com Deficiência”, que visa promover saúde por meio da arquitetura e proporcionar respeito à condição e característica da pessoa com deficiência a partir de conceitos da neuroarquitetura.

“O meu projeto é diferente: projetei espaços para cada necessidade. Não há clínica igual no Brasil. No meu caso, por exemplo: como um médico vai salvar minha vida em caso de urgência ou de acidente se ele não sabe Libras? A minha deficiência não é visível. Quando vamos ao médico, precisamos conversar, falar sobre nossas dores, entender as doenças. São questões particulares. Eu vou precisar estar sempre junto com a minha mãe? O surdo precisa ser independente”, explica Emerson, que em seu projeto buscou eliminar as barreiras arquitetônicas, de comunicação, de acesso físico e de equipamentos com foco no bem-estar dos usuários.

Emerson recebeu a distinção do IAB Erechim para concorrer ao Prêmio José Albano Volkmer, promovido pelo IAB RS | Foto: Arquivo pessoal

Planos para o futuro

“Eu não fico esperando pelos outros. Sempre fiz os meus projetos sozinho”, reforça com orgulho o profissional graduado. Junto à faculdade, Emerson teve uma experiência de estágio de nove meses e pretende seguir estudando. “A formatura só não basta. Preciso adquirir mais conhecimento e me aperfeiçoar cada vez mais com uma pós, um mestrado. Meu objetivo é estudar neurociência, pois tenho interesse em neuroarquitetura”.

 

Por um ensino mais acessível para todas e todos

“Hoje eu sou exemplo. Sou arquiteto e urbanista e mostrei que o surdo tem capacidade. Todas as pessoas com deficiência têm capacidade. Espero que as pessoas abram mais a mente e que os desafios não as façam desistir. Desistir não é opção”, reforça.

Ao ser questionado sobre o que precisa mudar para que ainda mais pessoas com deficiência possam se sentir acolhidas pelo processo de aprendizagem da Arquitetura e Urbanismo, ele destaca a transformação da metodologia de disciplinas como cálculo e estruturas; tornar as aulas mais visuais e menos textuais ou explanatórias; disseminar o ensino de Libras para estudantes e professores; a busca voluntária das pessoas por mais conhecimento sobre acessibilidade e os tipos de deficiência.

Acessibilidade é direito da pessoa humana e eliminar barreiras por meio de soluções estratégicas é trabalho de profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Ao promover a acessibilidade de comunicação e de ir e vir com qualidade e segurança, as pessoas com deficiência estarão cada vez mais independentes, integradas à sociedade e presentes nas universidades gaúchas e brasileiras.

 

Galeria de imagens | Liberté

 

*Agradecimento à Vera Galli, que atuou como tradutora e intérprete de Libras na entrevista concedida por Emerson Rafael ao CAU/RS em 10/01/2023.

7 respostas

  1. Tenho Muito orgulho do Emerson, pois fui testemunha do seu esforço e dedicação ao longo do seu curso.

  2. Tenho Muito orgulho do Emerson, pois fui testemunha do seu esforço e dedicação ao longo do seu curso.

  3. Desejo sucesso pleno ao colega Emerson. Ele mostrou que uma pessoa com deficiência tem capacidade e pode contribuir muito bem para a nossa sociedade. Que ele seja muito feliz na carreira. Um abraço!

  4. Desejo sucesso pleno ao colega Emerson. Ele mostrou que uma pessoa com deficiência tem capacidade e pode contribuir muito bem para a nossa sociedade. Que ele seja muito feliz na carreira. Um abraço!

  5. Parabéns, Emerson! Sou arquiteto e surdo também e fico muito feliz pela sua luta e deu uma grande visibilidade para os profissionais desse conselho de Arquitetura! Sou mestre em desenvolvimento urbano e conte comigo o que precisar! Abraços, Marcelo Pedrosa, idealizador da Legenda Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Estudantes e profissionais debatem cidades acolhedoras para mulheres 

Cidades para mulheres é tema de evento na UFRGS

Para entender o Brasil e a profissão: referências literárias

Pular para o conteúdo