Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Ao vivo: bate-papo sobre a história e o legado de Clovis Ilgenfritz da Silva para a Arquitetura e Urbanismo

Ao vivo: bate-papo sobre a história e o legado de Clovis Ilgenfritz da Silva para a Arquitetura e Urbanismo

Print Friendly, PDF & Email

A transmissão acontece nesta quinta-feira (26/11) no YouTube do CAU/RS.

No dia 23 de novembro de 2019, um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil nos deixou para entrar para a história da profissão. Clovis Ilgenfritz da Silva, gaúcho de Ijuí, foi muito mais do que um profissional que lutou pelo desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no país. Ele compreendeu, desde muito cedo, a necessidade da participação política para a verdadeira transformação social. Ao longo da vida, trabalhou incansavelmente por uma sociedade melhor e mais justa para todas e todos.

Clovis é reconhecido como o criador da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, conhecida como Lei da ATHIS (Lei nº 11.888), em vigor desde 2008, e pelas atividades profissionais de escritório, voltadas a instituições e cooperativas habitacionais. Além disso, foi o primeiro presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), vereador de Porto Alegre por três vezes, presidente da Câmara de Vereadores, secretário municipal e estadual de Planejamento, deputado federal, conselheiro e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Para o arquiteto e urbanista, toda hora era hora de falar sobre política e seus impactos na profissão: da sala de reuniões à mesa do bar. Filho de Ruben Kessler da Silva, ex-prefeito de Ijuí, Clovis sempre soube da importância do diálogo para o desenvolvimento de um bom projeto e da iniciativa para a execução das boas ideias. 

O legado de Clovis e suas ações em defesa dos arquitetos e urbanistas, da Arquitetura e Urbanismo e de cidades mais democráticas serão tema do encontro online “Clovis Ilgenfritz: Passado, Presente e Futuro | Bate-papo sobre a história e o seu legado para a Arquitetura e Urbanismo”, realizado junto com o CAU/BR. Participam amigos e colegas de longa data: Haroldo Pinheiro, Newton Burmeister, Gilson Paranhos, Adalberto Heck, Cesar Dorfmann, Ângela Gordilho, Clara Ant, Cláudia Pires, Guilherme Barbosa, Flávio Tavares, Rafael Passos, Sandra Becker e o presidente do CAU/RS, filho de Clovis, Tiago Holzmann da Silva, com mediação do arquiteto e urbanista, Gerente de Planejamento e Diretor Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

 

#AnotaAí

Clovis Ilgenfritz: Passado, Presente e Futuro | Bate-papo sobre a história e o seu legado para a Arquitetura e Urbanismo

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*