Centro de Memória

Acervo digital reúne fichas de exemplares da Arquitetura Moderna e Contemporânea do Rio Grande do Sul

O site é resultado de uma pesquisa iniciada no começo dos anos 2000 e registra projetos desde 1930.

A Arquitetura Moderna e Contemporânea do Rio Grande do Sul ganhou um importante acervo público e digital, hospedado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O ACERVO ONLINE

 

Tudo começou com um projeto de pesquisa no Núcleo de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter em 2000. A equipe de pesquisa Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul – formada inicialmente pelos arquitetos e urbanistas e professores Sérgio Marques, Claudio Luiz Araújo e Maturino Luz – tinha como objetivo acompanhar e documentar a produção recente da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul a partir da criação de um acervo, com sistemático acompanhamento da produção arquitetônica gaúcha erudita.

Os primeiros materiais selecionados foram publicações de projetos e obras em revistas especializadas. Em seguida, a equipe de pesquisa se dedicou a catalogar exemplares oriundos de concursos públicos de arquitetura, o que também resultou em acervo digital e gratuito. Clique aqui e saiba mais sobre o ArqConcursos

A partir de 2018, a pesquisa passou a ser desenvolvida integralmente na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, coordenada pelo professor Sergio Marques, do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR/UFRGS), e vinculada ao Grupo de Pesquisa CNPq “O Ensino e a Pesquisa do Projeto – A Produção da Arquitetura Moderna e Contemporânea”, da FA/UFRGS e FAU/USP. A produção das fichas, bem como a atualização do acervo, site e mídias sociais, é feita por pós-graduandos do PROPAR e por estudantes da FA/UFRGS.

Fazem parte do acervo de Arquitetura Moderna e Contemporânea do Rio Grande do Sul fichas com informações – de autoria, inclusive – de prédios como o Instituto de Educação (1935), de Fernando Corona; o Hospital de Clínicas (1942), de Jorge Machado Moreira; Edifício Santa Cruz (1955), de Carlos Alberto de Holanda Mendonça e Jayme Luna dos Santos; a Cidade Universitária da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1962), de Oscar Valdetaro e Roberto Nadalutti; a FAU UniRitter (1977), de Charles René Hugaud e Cairo Albuquerque da Silva; a Casa de Cultura Mario Quintana (1987), de Flávio Kiefer e Joel Gorski; entre outros.

 

MAIS SOBRE: UFRGS acervo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Centro de Memória do CAU/RS: pioneirismo na gestão da informação da arquitetura gaúcha

Pular para o conteúdo