Eventos

Ação do Dia da Mulher promove oficina e cine-debate para repensar o papel do feminino no espaço urbano

Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, é sinônimo de luta e resistência. Para celebrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), promove a atividade “Feminino: uma espacialidade ressignificada” no dia 16 de março, em Porto Alegre, com o objetivo de debater o papel do feminino no espaço urbano.

A ação inclui uma oficina com o grupo Cartografia da Hospitalidade, que trabalhará o percurso realizado pelas mulheres no seu cotidiano, e cine-debate com a exibição do filme “Chega de Fiu Fiu” na Praça Brigadeiro Sampaio, próxima à Usina do Gasômetro, com o coletivo Turba.

FEMININO – UMA ESPACIALIDADE RESSIGNIFICADA

Dia 16 de março de 2019 | Entrada franca

Oficina com Cartografia da Hospitalidade

  • Horário: 14h
  • Local: Solar do IAB RS (Rua General Canabarro, 363)

Cine-debate com exibição do filme “Chega de Fiu Fiu” e mediação do coletivo Turba

Saiba mais

Chega de Fiu Fiu

O documentário, produzido pela Think Olga, tem como fio condutor as histórias de Raquel, Rosa e Teresa. Por meio de ativismo, arte e poesia, elas resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. O projeto é resultado de uma campanha de combate ao assédio sexual, lançada em 2013.

Cartografia da Hospitalidade

Cartografia da Hospitalidade é um grupo que propõe ressignificar os espaços públicos a partir dos encontros. O processo participativo busca perceber, reconhecer e registrar diferentes maneiras de apropriação dos espaços públicos urbanos – praças, parques, largos e ruas – que criam espacialidades geralmente diferentes das propostas em projeto pelos arquitetos e urbanistas.

Turba

A Turba é uma iniciativa que estimula a igualdade de gênero na construção de cidades inclusivas através de ações colaborativas no espaço urbano. Formado por mulheres que buscam promover o debate e a reflexão sobre a cidade e suas micropolíticas relacionadas à identidade e violência de gênero, visa desenvolver soluções projetuais, através de novas urbanidades, no espaço público para melhorias da segurança e bem-estar do percurso feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo