Sem categoria

A mulher conquistando seu espaço de representação no Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

Em uma realidade onde os homens predominam a representação nas Entidades e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, Daniela Sarmento tornou-se a primeira mulher a presidir o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC).

Com uma grande trajetória, a arquiteta e urbanista é sócia proprietária do escritório Terra, professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB há 10 anos e presidente do IAB – Núcleo Blumenau. De acordo com a nova Presidente do CAU/SC, um novo ciclo começa agora, caracterizado por uma ampla renovação nos quadros de Conselheiras e Conselheiros, com mais diversidade de representação.

Essa conquista das mulheres, no espaço de representação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, começou quando 30 arquitetas e urbanistas de Santa Catarina se movimentaram para formar uma chapa exclusivamente composta por mulheres para a eleição do CAU/SC, ocorrida no final de 2017. A ideia era ter a possibilidade de aumentar o número de arquitetas e urbanistas representando os profissionais no Conselho de SC e acabar com essa diferença de gênero existente. A chapa foi vitoriosa, elegendo 05 arquitetas e urbanistas como Conselheiras e Daniela como Presidente do CAU/SC.

Antes, apenas 2 mulheres participavam do Conselho do CAU/SC, enquanto os homens ocupavam 14 lugares. Agora existe um equilíbrio, pois metade do Conselho são mulheres. Essa realidade ainda não está presente em todas as Entidade e Conselhos da profissão, mas a mulher precisa avançar e ocupar o espaço político que é de seu direito, pois essa realidade, além de possibilitar o aumento da equidade entre as pessoas, independente de gênero ou qualquer outro fator que as difiram umas das outras, ajudará a alcançar a função social da arquitetura.

Confira abaixo a entrevista com a Presidente do CAU/SC, Daniela Pareja Garcia Sarmento, que o  programa Bem Viver fez:

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo