Sem categoria

CAU Mais Perto: arquitetura histórica e diversidade de estilos em Vacaria e Nova Petrópolis

Cidades com história e geografia privilegiadas. Vacaria e Nova Petrópolis, que já foram território de lutas da Revolução Farroupilha, destacam-se pelas belezas naturais e construídas, com verdes campos e edificações características da colonização portuguesa e alemã.

Vacaria, também conhecida como “Porteira do Rio Grande” dos Campos de Cima da Serra, teve seu desenvolvimento marcado pela criação de gado que abastecia as reduções jesuíticas da região. A cidade conta com uma arquitetura de estilos diversificada, pois ocupam espaço no mesmo município prédios como a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, a “Catedral de Pedra”, de estilo neogótico, a Fazenda do Socorro, de estilo colonial português e uma as mais antigas do Rio Grande do Sul, e a Casa do Povo, projeto modernista de Oscar Niemeyer.

“Em meio à diversidade arquitetônica, atualmente as obras civis tendem à um estilo mais contemporâneo em Vacaria. É comum os clientes demostrarem o desejo de traços mais modernos”, comenta a arquiteta e urbanista Amanda Cordova. Para Mônica Palma Pandolfo, da Moma Arquitetura, a diversidade e o crescimento da cidade em novos lotes urbanos, faz com que Vacaria seja cada vez mais visada. “A cidade está se expandindo horizontalmente. A criação de novos bairros e loteamentos acaba atraindo as pessoas para morar no interior. Uma vida calma, com qualidade de vida”, defende.

Casa do Povo. Foto: Divulgação

Nova Petrópolis, considerada o “Jardim da Serra Gaúcha” na Região das Hortênsias, tem origem nos projetos de imigração alemã e colonização do Império do Brasil. Seu nome significa “nova cidade de Pedro”, em referência a Dom Pedro II. Hoje município da Rota Romântica, Nova Petrópolis recebe um grande fluxo de turistas e, nesse sentido, buscou desenvolver sua arquitetura para as pessoas.

“As construções sempre buscaram atender o público local, formado por uma maioria de descendentes alemães. Atualmente, a cultura europeia e o alto padrão de qualidade de vida estimulam um novo processo de migração e a cidade já começa a apresentar um traço contemporâneo internacional”, destaca o arquiteto e urbanista Odilzo João Berté, da Dico Arquitetos Associados. “Os traços históricos e culturais da cidade agora vêm acompanhados de uma releitura contemporânea, harmonizando as antigas construções com a identidade e vocação turística do município”, complementa.

Para o também arquiteto e urbanista de Nova Petrópolis, Fábio Spier, promover o diálogo visual da arquitetura colonial com os traços contemporâneos é um desafio. “A arquitetura não é estática, ela evolui para atender a evolução da humanidade. É preciso pensar sobre como podemos unir a arquitetura contemporânea, de boa qualidade, com a preservação das autênticas casas enxaimel, nosso maior patrimônio histórico. São desafios para o futuro que todos precisamos ter consciência, arquitetos ou não”, concluiu.

Parque Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis. Foto: Divulgação

CAU Mais Perto

Nos dias 18 e 19 de janeiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) estará nos municípios de Vacaria e Nova Petrópolis com o CAU Mais Perto, programa de atendimento e fiscalização pioneiro no país.

O CAU Mais Perto leva o CAU/RS ao interior para prestar atendimento a profissionais e empresas, realizar ações de fiscalização e promover a Arquitetura e o Urbanismo a partir do diálogo com órgãos públicos, instituições de ensino superior, estudantes e população local. A qualidade dos serviços prestados em Porto Alegre, onde está localizada a sede do Conselho, estende-se a todo o Rio Grande do Sul, com equipes especializadas no atendimento ao público e nas ações desenvolvidas pelo programa.

Serviço

Vacaria

  • Dia 18 de janeiro de 2017, quarta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h
  • Local: Telecentro localizado junto a Casa do Povo (Rua Borges de Medeiros, 1987 – bairro Glória)

Nova Petrópolis

  • Dia 19 de janeiro de 2017, quinta-feira, das 12h30 às 17h30
  • Local: Hall de entrada do Centro de Eventos (Av. Padre Affonso Theobald, 1700)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo