Eventos

Arquitetura e Urbanismo para todas as idades na Feira do Livro de Porto Alegre

Estande do CAU/RS na Feira do Livro de Porto Alegre recebe adultos e crianças interessados em saber mais sobre o Conselho e Arquitetura e Urbanismo

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre começou na última sexta-feira (28) reunindo livrarias, instituições públicas e privadas e serviços para adultos e crianças na Praça na Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. O estande do CAU/RS está com pelo menos duas ações fixas diariamente. Uma delas é a distribuição de marcadores de página, cartões postais e do mapa que tem produção em aquarela do arquiteto Daniel Dillenburg e conta a história de alguns prédios localizados no entorno da Praça.

Outra ação que busca interatividade e relacionamento com o público são os bate-papos que ocorrem todos os dias às 16h com transmissão ao vivo na página do CAU/RS no Facebook. Além disso, em alguns dias haverá presença das Instituições de Ensino Superior, como ocorreu no sábado (29) com a Unisinos.

Na sexta-feira, o bate-papo foi com as entidades parceiras do CAU/RS. Tiago Holzmann da Silva (Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS) mediou a conversa que também contou com a presença de Clóvis Ilgenfritz (CAU/RS), Silvia Barakat (Associação de Arquitetos de Interiores – AAI Brasil /RS), Clarice Debiagi (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA/RS) e Andréa dos Santos (Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul – SAERGS).

Bate-papo com entidades parceiras do CAU/RS.
Bate-papo com entidades parceiras do CAU/RS.

Clarice Debiagi aproveitou a oportunidade para mostrar um exemplo de livro de Arquitetura e Urbanismo para crianças, produzido via financiamento coletivo. “O livro é do meu filho e eu tive que pedir emprestado para trazer e mostrar para vocês”, brincou. A proposta do Casacadabra é ser leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, sempre estimulando a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade e desenvolver maneiras de ver o mundo a sua volta.

No sábado, o bate-papo foi sobre o programa de atendimento e fiscalização itinerante CAU Mais Perto. Participaram o Coordenador da Comissão de Exercício Profissional, conselheiro Carlos Eduardo Mesquita Pedone; a Gerente de Atendimento e Fiscalização, Marina Leivas Proto; o Assessor Especial da Presidência, Eduardo Bimbi; e o arquiteto e urbanista da Assessoria Especial da Presidência Tales Volker, com a mediação da jornalista Gabriela Belnhak.

Bate-papo sobre o CAU Mais Perto.

O bate-papo de domingo foi com o arquiteto e urbanista Daniel Tochetto, que trouxe informações referentes à sua obra “Santa Maria, uma história precursora do Planejamento Urbano no Rio Grande do Sul”, e com o conselheiro Luiz Antônio Machado Veríssimo, das Comissões de Ensino e Formação e Editorial. O lançamento oficial dos livros patrocinados pelo CAU/RS ocorre nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul.

Bate-papo com Daniel Tochetto.

Uma das visitas que o Conselho recebeu no final de semana foi da Manuela, de 9 anos, que adorou os postais, fez uma releitura de um deles e avisou todo mundo que estava presente: “Já sei o que vou ser quando crescer. Vou ser arquiteta”, disse. Que tenhamos todos mais uma ótima semana na Feira do Livro de Porto Alegre!

Desenho da Manuela, de 9 anos, à esquerda.

Programação

Confira a programação da Feira do Livro em http://bit.ly/2dK2woV e a programação especial do CAU/RS em http://bit.ly/2eUfMtI.

Agende-se!

Feira do Livro de Porto Alegre

  • De 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega
  • De domingo a sexta-feira, das 12h30 às 21h
  • Sábados, das 10h30 às 21h

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo