Sem categoria

Como você se locomove? Cidades sustentáveis dependem de melhores políticas de mobilidade urbana

A 20º edição do programa Uma Tarde no CAU/RS com transmissão pela Rádio Arquitetura debateu sobre Mobilidade Urbana. Participaram do bate-papo a arquiteta e urbanista Nívea Oppermann, Diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil Cidades Sustentáveis; o engenheiro eletricista João Otávio Marques Neto, coordenador e organizador do Seminário Internacional Cidades em Trânsito e também Diretor Administrativo do Crea-RS; Rafael Xavier, administrador e sócio da 88ônibus e Julieta Peruzzo, profissional de Relações Internacionais integrante da Subsecretaría Movilidad Sustentable de Buenos Aires (Arg).

20º edição do programa Uma Tarde no CAU/RS.

Nívea destacou que Mobilidade Urbana é um tema multidisciplinar que envolve vários modos e afeta, basicamente, as pessoas que vivem nas cidades. No Brasil, esta parcela corresponde a 85% da população, com apenas 15% residindo em áreas rurais. “A mobilidade urbana tem relação com as atividades que as pessoas realizam e, portanto, tudo o que depender de algum deslocamento é considerado mobilidade”, explicou a arquiteta e urbanista.

João Otávio ressaltou a escassez de técnicos atuando no setor viário, principalmente nas prefeituras, que há quase duas décadas são responsáveis pelo trânsito nas cidades. A situação estimulou o engenheiro a elaborar um seminário com o objetivo de capacitar profissionais a partir da troca de experiências com exemplos de boas práticas relativas ao trânsito e à mobilidade urbana. Assim surgiu o Seminário Internacional Cidades em Trânsito, que teve como tema Mobilidade, Legislação e Inovação Tecnológica em sua segunda edição.

Rafael e Julieta, convidados para participar do evento que ocorreu dias 25 e 26 de agosto na PUCRS, relataram suas experiências relacionadas ao assunto. Rafael explicou como funciona o 88ônibus, uma ferramenta e aplicativo que mostra em tempo real a localização dos ônibus na cidade, proporcionando agilidade ao sistema de transporte coletivo e segurança aos passageiros, que assim podem se dirigir à parada apenas quando o veículo está se aproximando.

Julieta apresentou o EcoBici, Sistema de Transporte Público em Bicicletas de Buenos Aires, capital da Argentina. As estações são automáticas e gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias do ano. São pelo menos 80 estações e 800 bicicletas que superam cerca de 3 mil viagens por dia com a utilização do Sistema. Segundo Julieta, a preocupação do Governo Argentino é, principalmente, fazer com que a cidade esteja viva para as pessoas, com a ocupação dos espaços e vias públicas pela população.

Ouça | 20ª edição | 24/08/2016

Convidados: Nívea Oppermann, João Otávio Marques Neto, Rafael Xavier e Julieta Peruzzo

Uma Tarde no CAU/RS

  • Quarta-feira, ao vivo, das 15h30 às 17h
  • Transmissão: Rádio Arquitetura, a rádio das mentes criativas
  • WhatsApp: (51) 8211-9741

Leia mais

URBE Calçada Acessível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo