Sem categoria

Laudo Técnico de Inspeção Predial – Manutenção em prol da saúde das edificações

A 19ª edição do programa Uma Tarde no CAU/RS com transmissão pela Rádio Arquitetura debateu sobre manutenção predial. Estiveram presentes os arquitetos e urbanistas Ednezer Flores, do IAB RS, Geraldo da Rocha Ozio, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE/RS), e José Miguel Cabral, sócio do escritório Cabral Arquitetos.

Ednezer Flores, José Miguel Cabral, Alexandre Sebold, Geraldo da Rocha Ozio e Gabriela Belnhak na 19ª edição do Uma Tarde no CAU/RS.

O Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP) é o guarda-chuva de uma manutenção preditiva e pode apontar a necessidade de manutenção corretiva quando algum problema na edificação é detectado. José Miguel destacou o aspecto cultural que faz com que as pessoas procurem a solução dos problemas depois que eles acontecem, visando muito mais a correção do que a prevenção. “Do mesmo jeito que a gente cuida da nossa saúde, a gente deve cuidar dos prédios da cidade. Cabe a todos a preocupação de se informar e procurar profissionais que tenham a capacidade de desenvolver esse trabalho nas edificações”, comentou.

Geraldo Ozio ressaltou a importância da atuação do profissional, responsável por realizar um diagnóstico completo dos sistemas que compõem uma edificação e verificar a necessidade de outros elementos, como Laudo de Marquise e projeto de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) adequados. “A Inspeção Predial contempla anomalias construtivas e falhas de manutenção, então ela deve ser feita desde o princípio do uso e depois periodicamente, aumentando a vida útil da edificação”, avaliou o presidente do IBAPE/RS.

O LTIP indica como o proprietário e o gestor vai atuar, pois aponta o que determinada edificação precisa para se manter saudável. “A orientação para quem trabalha ou quer trabalhar nesse métier é avaliar como qualificar e melhorar o seu serviço, tentando fazer o máximo completo, para ganhar credibilidade no mercado, se colocar como profissional confiável e, ao mesmo tempo, dar segurança no fornecimento dos documentos que o gestor necessita”, finalizou Ednezer Flores.

Ouça o programa e acompanhe o debate que também incluiu temas como responsabilidade e competências da Prefeitura e necessidade de desenvolvimento de sistemas de informação eficientes nos órgãos públicos.

Também participaram desta edição o programador, locutor e sócio da Rádio Arquitetura, Alexandre Sebold, e a jornalista do CAU/RS, Gabriela Belnhak.

Ouça | 19ª edição | 10/08/2016

Convidados: Geraldo da Rocha Ozio (IBAPE/RS), Ednezer Flores (IAB RS) e José Miguel Cabral (Cabral Arquitetos)

Uma Tarde no CAU/RS

  • Quarta-feira, ao vivo, das 15h30 às 17h
  • Transmissão: Rádio Arquitetura, a rádio das mentes criativas
  • WhatsApp: (51) 8211-9741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo