Sem categoria

Teoria e prática: evento do SAERGS debateu o trabalho do arquiteto e urbanista nas regiões de fronteira

Ocorreu nos dias 6 e 7 de maio em Santana do Livramento (RS) mais uma edição do projeto SAERGS PARA TODOS OS ARQUITETOS – NA ESTRADA que conta com patrocínio do CAU/RS. O objetivo do SAERGS NA ESTRADA – NA FRONTEIRA era promover a troca de experiências entre arquitetos e urbanistas que atuam nas cidades gêmeas do Rio Grande do Sul, visando identificar eventuais pontos de conflito que possam ser objeto de ações do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul e do Conselho.

O evento contou com a presença de público composto por arquitetos e urbanistas brasileiros e uruguaios e estudantes e professores da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) de Bagé. A abertura foi feita pela presidente do SAERGS, Andréa dos Santos; pelo coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RS, conselheiro Luiz Antônio Machado Veríssimo; pela representante da Sociedade dos Arquitetos do Uruguai, Carolina Gil; e pela Secretária do Planejamento de Santana do Livramento, Ana Paula Flores Peres.

Presidente do SAERGS, Andréa dos Santos.

Na tarde de sexta-feira foram apresentados painéis, acompanhados de debates com pesquisadores da área acadêmica que realizam trabalhos a respeito dessas regiões. A arquiteta e urbanista Maria Lucia Torrecilha abordou o tema “A Fronteira, a Cidade e a Linha – Gestão Compartilhada”. Torrecilha, que estuda há 15 anos o assunto, ressaltou a importância de se ter uma gestão compartilhada e políticas públicas que facilitem o desenvolvimento das cidades de fronteira. O segundo painel, “Planejamento Urbano nas Cidades da Faixa de Fronteira com o Uruguai”, foi apresentado por dois professores e pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Otávio Martins Peres e Maurício Couto Polidoro.

Conselheiro Veríssimo e os professores da UFPel.

No debate seguinte, a arquiteta e urbanista Berenice Costa apresentou o projeto que está desenvolvendo de resgate do patrimônio cultural nas cidades de Bagé (RS) e Melo (UY), realizado através do Programa de Cooperação Técnica Descentralizada do Sul-Sul. O historiador Glécio Santos Rodrigues explanou sobre “Cooperação Descentralizada” e mostrou como é possível arquitetos e urbanistas participarem de projetos e programas de políticas públicas, ressaltando que existe espaço para se desenvolverem importantes trabalhos citando como exemplo as profissionais Berenice Costa e Graciela Nagy. 

Para entender melhor como se desenvolve, na prática, o trabalho em projetos de fronteira, o SAERGS convidou os arquitetos e urbanistas Tiago Holzmann da Silva (presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul) e Alexandre Giorgi para falarem do desafio de seus trabalhos. Tiago apresentou seu projeto “Beira Foz – Plano Nacional de Inclusão e Desenvolvimento Integrado” cujo desafio foi a elaboração de um Plano Geral de Urbanização para as margens dos Rios Paraná e Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), através de uma Operação Urbana Consorciada, envolvendo as três esferas de governo, a iniciativa privada e a sociedade civil. Outra obra desafiadora está nas mãos de Alexandre Giorgi, que mostrou o passo a passo do projeto que tem como objetivo entregar à comunidade de Uruguaiana um espaço público e de qualidade junto à orla do rio Uruguai.

Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann.

Na sequência, foi a vez dos arquitetos Maria Vírginia Urchoeguia e Leonidas Bayo falarem sobre a revitalização de um dos espaços da Plaza Internacional (cartão de visitas e ponto turístico que marca a fronteira entre Brasil e Uruguai). O objetivo dos arquitetos era trazer um olhar moderno ao marco entre as duas cidades Rivera – Santana do Livramento.

O primeiro dia do encontro terminou com um jantar oferecido pelo SAERGS em que a presidente, Andréa dos Santos, e o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, fizeram um convite aos demais profissionais para participarem do Congresso da União Internacional dos Arquitetos de 2020. É a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e a cidade escolhida foi o Rio de Janeiro.

No sábado pela manhã, foi projetado um vídeo gravado com o Conselheiro Federal José Roberto Geraldine Junior, representante do CAU/BR na Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul (CIAM).

No encerramento do evento, os participantes realizaram visita técnica à linha de fronteira, acompanhando os marcos divisórios entre os dois países e caminhando pelo Parque Binacional que está sendo objeto de projeto e obras de restauro.

P1060144

no-parque

CAU/RS na RCC

No primeiro dia do evento, o CAU/RS foi convidado a participar do programa Canal Livre da Rádio RCC FM de Santana do Livramento. A Gerente Técnica do Conselho, Maríndia Girardello, foi entrevistada pelo comunicador Henrique Bacchio na edição do programa que vai ao ar ao meio-dia. A arquiteta e urbanista esteve presente no SAERGS na Estrada, assim como o Conselheiro Marcelo Maia, coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS.

A Gerente Técnica do CAU/RS, Maríndia Girardello, no Canal Livre da Rádio RCC FM.

Leia mais

SAERGS encerra projeto NA ESTRADA 2016 com recorde de público na Fronteira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo