Sem categoria

Palestra sobre Tabela de Honorários reuniu cerca de 100 profissionais em Santa Maria

Além da Tabela de Honorários, foram apresentadas as entidades que compõem o CP-CAU/RS

Aconteceu na última quinta-feira (28/04) uma palestra sobre a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em Santa Maria (RS). O evento ocorreu no Salão Itaimbezinho do Itaimbé Palace Hotel e contou com a presença de cerca de cem profissionais.

A palestra foi uma realização do Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS (CP-CAU/RS). Assim, em um primeiro momento, houve a apresentação das entidades IAB RS, SAERGS, AAI Brasil/RS e AsBEA/RS com a presença de seus presidentes.

Apresentação das entidades do CP-CAU/RS.

Na sequência, a arquiteta e urbanista Andréa Borba Pinheiro, Agente de Fiscalização do CAU/RS, discorreu sobre a criação da Tabela (unificando as diversas tabelas que existiam quando os profissionais estavam vinculados ao CREA), como a competência para homologar Tabelas de Honorários recai sobre o CAU/BR por força da Lei 12.378/2010, e como ela quantifica os serviços (quais são as fórmulas de cálculo).

Andréa Borba Pinheiro, arquiteta e urbanista Agente de Fiscalização do CAU/RS.
Andréa Borba Pinheiro, arquiteta e urbanista Agente de Fiscalização do CAU/RS.

Também foram feitas simulações em tempo real acessando o aplicativo e demonstrando como configurá-lo para otimizar os resultados dos orçamentos. O aplicativo deve ser personalizado à realidade do profissional, pois considera como custos que integram o valor dos serviços encargos sociais, despesas legais do escritório e outros fatores que variam de empresa para empresa.

Após os questionamentos do público, a arquiteta se colocou à disposição para qualquer dúvida. Se você também precisa de orientações, entre em contato através do e-mail fiscalizacao@caurs.gov.br.

CP-CAU/RS: Paulo Henrique Rodrigues (AsBEA), Conselheiro Veríssimo (Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS), Silvia Barakat (AAI Brasil/RS), Andréa dos Santos (SAERGS) e Tiago Holzmann (IAB RS).

2 respostas

  1. Parabens aos colegas que receberam o comunicado, ou convite para participar, pois nós não ficamos sabendo de nada, e não participamos porque não fomos convidados.

    1. Prezada Rosane, não houve convites individuais. O evento foi divulgado em nosso site, Facebook e informativo para livre inscrição dos interessados. Obrigada pelo contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo