Sem categoria

Paulo Niemeyer visita sede do CAU/RS

Oscar Niemeyer com Paulo Niemeyer
Oscar Niemeyer e Paulo Niemeyer

 

Na última quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2015, o arquiteto e urbanista Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais (INPUC) visitou a sede do CAU/RS, em Porto Alegre.

 

Acompanhado do sociólogo Edson Santos, presidente do Instituto Olga Benário, ele conheceu as instalações do Conselho e participou da gravação do programa Arquitetônica, da Rádio Arquitetura, que ocorreu no CAU/RS.

 

Em entrevista ao CAU/RS, Paulo contou que a relação com Oscar sempre foi próxima e cheia de carinho e admiração. Na infância, acompanhava o bisavô desempenhar seu trabalho com grande empenho e dedicação. “Muitas vezes, quando já estávamos de pijamas e prontos para dormir, ele seguia lá, trabalhando com total dedicação”, recorda Paulo.

 

Conta, ainda, que Oscar valorizava muito a discussão sobre as cidades, sendo este um dos objetivos das ações desenvolvidas pelo INPUC.

 

Paulo Niemeyer visita sede do CAU/RS
Paulo Niemeyer visita sede do CAU/RS

 

>> Sobre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais

Criado em 2010 por Paulo e Oscar Niemeyer, o Instituto nasceu de uma necessidade observada por eles de discutir a arquitetura e o urbanismo em conjunto com outras áreas do conhecimento, como a filosofia e a sociologia, por exemplo.

 

Os objetivos são promover a cultura, a defesa e conservação do patrimônio históricos nacionais e internacionais; promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos nas áreas da cultura e do patrimônio histórico e artístico; promover atividades que visem o aprimoramento profissional e o desenvolvimento cultural e científico em geral, inclusive com edição de livros, revistas e outros  e material audiovisual; contribuir com a formação de cultura voltada para a qualidade técnica e profissional, com ferramentas capazes de elevar o padrão desses processos de gestão, podendo, inclusive, adquirir equipamentos necessários à consecução deste objetivo; desenvolver projetos de Intercâmbio do Turismo Cultural, Educacional, Etnias e de Cunho, desportivo, social e ambiental, nacional e internacional; e promover e incentivar, especialmente junto a órgãos públicos e outras instituições atividades que possam contribuir para a difusão cultural.

 

Com sede no Rio de Janeiro, o instituto tem parceiros por diversos lugares do mundo, como França, Inglaterra e Itália.

 

 

>> Termo de Cooperação 

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Arquiteto do Ano, promovida pelo SAERGS no último dia 9 de dezembro, foi assinado um termo de cooperação entre INPUC, CAU/RS, FNA e SAERGS.

 

A parceria visa estreitar a relação entre as instituições e reforçar o objetivo do INPUC de representação da sociedade e construção de uma cidade mais humana e solidária.

 

Roberto Py e Paulo Niemeyer assinam termo de cooperação
Roberto Py e Paulo Niemeyer assinam termo de cooperação

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo