Sem categoria

Presidente do CAU/RS palestra em Seminário de Acessibilidade

Na última segunda-feira, dia 1º de junho de 2015, ocorreu o primeiro dia de atividades do Seminário Gaúcho de Acessibilidade na Mobilidade. O evento é uma promoção do Ministério Público do Rio Grande do Sul, através do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias e do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, em parceria com o CAU/RS, FAMURS e CREA/RS e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF.

Dentre os palestrantes convidados, esteve o presidente do CAU/RS, Roberto Py, que dividiu a bancada com o representante do CREA/RS, Fernando Druck. Py lembrou a importância de um projeto ser completo, incluindo todos os aspectos envolvidos, como as calçadas e que, se negligenciar qualquer etapa, pode dificultar a acessibilidade. O presidente do CAU/RS ainda destacou o uso excessivo de licitações por projetos básicos, pois, na maior parte dos casos, não são suficientes. Segundo ele, é necessário que os projetos se baseiem em projetos executivos, abrangendo todos os problemas e buscando as soluções viáveis – atitudes que evitam aditivos de contrato e, portanto, gastos desnecessários, desperdício de material e tempo.

O engenheiro Fernando Druck, por sua vez, abordou a norma ABNT 9050, que dispõe sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Druck frisou que a norma não se limita à promoção de acessibilidade aos deficientes, mas a todos. Ele ressaltou a importância de estar consciente desta norma e de respeitá-la, como forma de promover a cidadania e a inclusão.

Ao final da palestra, Roberto Py salientou a importância de eventos que, como aquele, estimulam palestras conjuntas de profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia, promovendo a boa relação e a integração entre as categorias.

O Seminário Gaúcho de Acessibilidade na Mobilidade terminou na terça-feira, dia 2 de junho de 2015, com a elaboração de uma Carta de Intenções, contendo as iniciativas a serem tomadas pelas partes que integraram o evento, de modo a promover/melhorar a Acessibilidade no Estado.

 

Confira as fotos:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo