Sem categoria

FeNEA lança campanha sobre Estágios em Arquitetura e Urbanismo. Saiba como participar!

Arquitetura e Urbanismo é uma disciplina fundamentalmente teórico-prática, onde o projetar e construir são vínculos profundos no objeto da arquitetura. Para que tal aprendizado  seja possível, Faculdades e Estágios são atividades importantes para a formação. Enquanto a academia traz a profundidade teórica, a atividade de trabalho nos estágios nos coloca mais próximos da realidade profissional, complementando-se.

Apesar disso, a situação dos estágios em Arquitetura e Urbanismo no Brasil não parece ser satisfatória. Infelizmente, o que encontramos, via de regra, é trabalho mal pago e pouco complementar ao conhecimento acadêmico.

Ocorre que hoje a maior parte dos escritórios baseiam-se na exploração do trabalho estagiário, seja pela realização de atividades de criação ou pelo mero desenhismo, como forma de redução do custo de projeto final ou maior lucro. Se por um lado as entidades profissionais falam em reconhecimento da categoria dos profissionais Arquitetos e Urbanistas e valorização do objeto de trabalho pelo pagamento do preço efetivo, quando se trata de estágios em arquitetura o discurso silencia. Dada a expansão do ensino superior público e privado, hoje o trabalho de estágio representa uma fonte de renda significante para estudantes que acabam por priorizar a atividade no escritório, se dedicando menos aos estudos acadêmicos, o que agrava ainda mais a situação.

A campanha nacional da FENEA visa construir um diagnóstico preciso da remuneração e das condições de trabalho e de aprendizado dos estágios ofertados no Brasil. As informações coletadas servirão como base para a elaboração de uma campanha nacional de lutas pela pauta dos estágios. Com dados concretos e precisos teremos mais condições de exigir e conquistar melhorias tanto na remuneração do nosso trabalho como estagiário quanto no compromisso, pela parte dos empregadores, de oferecer uma experiência prática que contribua para a formação do profissional Arquiteto e Urbanista.

 

Participe respondendo o questionário no link abaixo! Sua participação é muito importante para a construção do Panorama Nacional dos Estágios.

 

https://docs.google.com/forms/d/17bKCtGCoC2q90YzYm-W4GalNcHhu8Mvb3mIaG5pM8Xk/viewform

 

 

 

 

 

Uma resposta

  1. Bom dia! Não sei a quanto tempo este texto esta sendo divulgado, porem, já é um inicio na campanha para regulamentar o cargo/função de estagiário,trazendo a realidade do mercado ao estudante.
    Na minha opinião, hoje não se pode considerar como exploração se não há uma regulamentação específica e sim como oportunidade de colocar a teoria em prática, mesmo sendo estágio obrigatório,onde o aluno necessita para concluir a sua faculdade.
    O que se pode fazer inicialmente é regulamentar, criando normas/leis, juntamente com o conselho, entidades estudantis se ainda não foram criadas e se já existem, o que precisa ser feito é uma fiscalização, um controle mais rigoroso.
    Meu comentário é somente baseado no que li acima, minha intenção é colaborar nesta campanha.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo