Eventos

44° ENSA debaterá estratégias diante de um cenário social desafiador

Pela primeira vez, evento será totalmente online. O encontro acontece entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro.

O 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) será diferente. Não só pelo formato digital que se tornou necessário nos tempos atuais, mas também pela pauta que se impõe na atual conjuntura. Além de todas as questões relacionadas à profissão do arquiteto e urbanista e os impactos dessa atuação no planejamento das cidades, o ENSA deste ano traz para a mesa de debates um cenário desafiador: pandemia com seus reflexos no emprego e perda de renda e garantias dos trabalhadores, crise sanitária agravada com a privatização do sistema de saneamento no país, restrição às políticas públicas, aumento da desigualdade social nas cidades e eleições municipais.

Diante dos impactos sociais, ambientais e econômicos, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu como tema central do evento deste ano “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”. Esse será o norte do encontro que reúne profissionais de diversos estados do país, na condição de representantes dos sindicatos filiados e como observadores.

Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, o cenário atual instiga muitos debates, o que promete enriquecer as discussões entre arquitetos e representações de diversas áreas. “Será o momento para discutirmos alternativas para o futuro, num enfrentamento ao corte de verbas para áreas fundamentais como habitação, saúde e saneamento, educação e cultura, além de marcar nossa posição com identidade de classe, em favor da democracia e em defesa das políticas públicas para redução das desigualdades”, pontuou Eleonora. O debate pretende alinhar estratégias de atuação da federação e sindicatos para o próximo ano.

O ENSA-Digital acontece de 30 de novembro a 06 de dezembro, sempre a partir das 18h. Clique aqui para acessar a programação completa.

 

MAIS SOBRE: FNA SAERGS ENSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo