Sem categoria

1º Seminário de ATHIS propõe reflexão sobre saúde, governo e direito à moradia

Evento foi realizado nos dias 12 e 13 de março, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) reuniu grandes nomes da arquitetura nacional e do poder público para debater cases de sucesso relacionados à implantação da Lei Federal nº 11.888/2008.

Ao longo de dois dias, mais de 300 pessoas marcaram o sucesso da primeira edição do evento. Entre profissionais liberais, gestores públicos, estudantes e Organizações Não Governamentais (ONGs), diversos foram os agentes que participaram do Seminário propondo respostas e iniciativas para o contínuo desenvolvimento da ATHIS não apenas em território gaúcho, mas em todo o país.

Vencer barreiras para avançar

A mesa de abertura ficou por conta dos arquitetos e urbanistas Jorge Mario Jáuregui (Atelier Metropolitano), Carmen Beatriz Silveira, participante do Projeto de Assessoria Técnica para Habitação Saudável (PATHS, PDCFMA, FIOCRUZ) e Paula Zacarias, analista de Programas da ONU-Habitat.

Mediados pelo presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, os integrantes da mesa de abertura apresentaram cases de sucesso, desafios e perspectivas para a continuidade da implantação da ATHIS em todo o país. Ao término das apresentações, os convidados participaram de um breve debate, junto ao presidente do Conselho, sobre as possibilidades de qualificação dos relacionamentos institucionais, para identificar maneiras de atuar estrategicamente em relação à ATHIS.

 

Três olhares sobre ATHIS

Na sexta-feira, os participantes acompanharam três painéis que abordaram a ATHIS sob as seguintes temáticas: saúde, governo e direito à moradia. No primeiro, Tiago Holzmann da Silva falou sobre a necessidade de atender as famílias onde elas já residem, destacando as linhas de ação do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, como o programa ATHIS Casa Saudável. Em paralelo, a consultora de gestão pública na área da Saúde, Sandra Fagundes, apontou o impacto da moradia na qualidade de vida das pessoas, e como inserir isso nas políticas públicas.

 

O segundo debate trouxe o ex-presidente da CODHAB (DF), Gilson Paranhos, e o vice-prefeito de Santa Rosa (RS), Luis Antônio Benvegnu, para tratar do tema “ATHIS e Governo – O protagonismo necessário do Poder Público”. Paranhos reforçou a importância do Conselho de Arquitetura e Urbanismo não apenas para a categoria, mas como todo o país. Ele defendeu ser necessário criar conhecimento para inovar e buscar respostas que contribuam para a evolução da ATHIS, lembrando com carinho o trabalho realizado pelo arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, autor da Lei Federal nº 11.888/2008, que completaria 81 anos na última sexta-feira (13). Benvegnu tratou dos desafios da gestão pública, elogiando a iniciativa do CAU/RS por meio do Programa ATHIS Casa Saudável, com o qual a prefeitura municipal da Santa Rosa assinou um convênio em 2019.

 

 

Antes de encerrar o evento, o último painel da manhã teve como foco o tema “ATHIS e Direito à Moradia – O déficit habitacional e o acesso à terra”, com gerente-geral do CAU/RJ e integrante da Fundação Bento Rubião (RJ), Ricardo de Gouvêa Corrêa e o engenheiro civil Luciano Varella, da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária de Porto Alegre (PARF). O turno da tarde foi reservado à oficina “Cooperação Institucional para Implantação da ATHIS” e à gravação do primeiro podcast “Perspectivas CAU/RS”, realizado em parceria com a Rádio Arquitetura.

 

 

Galeria de imagens

Clique para acessar o álbum de fotos no Facebook.

 

2 respostas

  1. O evento estava muito bom. Gostaria de saber como tenho acesso ao material das apresentações, pois quero compartilhar com meus alunos, da disciplina do 9º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, que vai intervir num assentamento humano precário. Em tempos de quarentena, pensei em utilizar este material para realizarmos chats de discussão sobre metodologias de intervenção, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo